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Por EmillyySilva
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#65980
Conforme a definição do antropólogo Rodney Willian " a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significado suas produções, costumes tradições e demais elementos". Desta maneira, em razão da industria cultural e da má formação educacional, a apropriação cultural torna-se evidente e problemática na sociedade contemporânea.

A priori, vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando somente a lucratividade. Tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm" que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos além de inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda. Desta forma, afetando diretamente os grupos identitarios no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais.

Outrossim, é que devido a má formação educacional muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso. Sendo assim percetível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema. Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda".

Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal junto com o Ministério da Educação disponibilizar cartilhas educativas para os alunos, tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades, para que todos fiquem ciente da seriedade desse problema para a população. Por outro lado, a mídia, deve abrir espaço para que as afrodecendentes atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visiabilizando suas manifestações culturais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#66250
Estarei iniciando o processo de correção do seu texto dissertativo-argumentativo :)
----- Antes de tudo, eu não sou excelente em gramática (em vírgulas especificamente) então, darei o ponto médio nessa competência.

ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Conforme a definição do antropólogo Rodney Willian, "a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de o significado suas produções, costumes, tradições e demais elementos" (contextualização). ? (tese) Desta maneira, em razão da indústria cultural e da má formação educacional, a apropriação cultural torna-se evidente e problemática na sociedade contemporânea (encaminhamento - argumentação).

OBSERVAÇÕES: Você utilizou um bom repertorio, mas, esqueceu de implementar a tese no seu paragrafo.

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
A priori (Primeiramente), vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando somente a lucratividade (apresentação da ideia). (Nesse contexto,) tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm" que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos, além de estar inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda. Desta forma ,(logo), afetando diretamente os grupos identitarios (identitários) no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais (encaminhamento da ideia. ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES: Ficou ótimo, mas esqueceu do fechamento/frase de efeito. Cuidado com a quantidade de informação e de linhas :)

Outrossim, é que, devido a má formação educacional, muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso (apresentação da ideia). Sendo assim, é perceptível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema (encaminhamento da ideia). Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda" (fechamento).

OBSERVAÇÕES: Nada a declarar sobre esse D2. Apenas atenção à escrita.

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal junto com o Ministério da Educação disponibilizar cartilhas educativas para os alunos, tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades, para que todos fiquem ciente da seriedade desse problema para a população. Por outro lado, a mídia, deve abrir espaço para que as afrodecendentes atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visiabilizando (visibilizando) suas manifestações culturais.

agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

OBSERVAÇÕES: Conclusão incompleta. Você inseriu muitos interventores, e esqueceu de estrutura-los. Aconselho que faça no mínimo 2, para conseguir cumprir com todos os elementos ao menos em 1.

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Por wagner123
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#68219
Olá @EmillyySilva , primeiro desculpe a demora para corrigir seu texto, esses últimos dias foram muito difíceis pra mim principalmente por perder um parente por covid, motivo que me abalou por completo. Mas , estamos aqui , firmes , fortes e guerreiros com essa situação. Bora para a correção

Conforme a definição do antropólogo Rodney Willian " a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significado suas produções, costumes tradições e demais elementos".[1] Desta maneira, em razão da indústria cultural e da má formação educacional, a apropriação cultural torna-se evidente e problemática na sociedade contemporânea.

contextualização // apresentação da tese// apresentação do tema
[1] Gostei do repertorio utilizado, bem original. Porem, ou o uso de aspas esta incorreto uma vez que se assemelha muito a uma paráfrase que não necessita de tal recurso, ou você nao demonstra nenhuma reflexão sua sobre o que você apresentou, fato que deixa sua introdução apenas expositiva e não reflexiva de modo a introduzir o tema
[2] Outra coisa, percebo que não há uma especificação do tema em relação ao Brasil justamente pelo uso de uma citação que nada diz acerca do tema a ser abordado. A contextualização serve de apoio para introduzir o tema e não como forma de apresentar o que será dissertado.
:!: No geral gostei de sua introdução, mas ela carece de alguns aspectos relevantes como a apresentação do tema e a delimitação no Brasil

A priori, vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando[5] somente a lucratividade[3]. Tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm"[4] que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando[5] uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando[5] o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos além de inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda[6]. Desta forma, afetando[5] diretamente os grupos identitarios no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais.

tópico frasal // repertorio // argumentação // fechamento
[3] Evite usar o repertorio diretamente no tópico frasal, pois aqui e uma parte do texto que apenas sintetiza a ideia a ser abordada de forma breve e não como forma de inseri-la.
[4] 1 repertorio já seria suficiente , mas como você já inseriu um no começo , houve a necessidade de outro para ter uma argumentação desenvolvida
[5] Evite o uso de gerúndios, eles não geram uma certa ambiguidade principalmente em relação a que palavras eles se referem, fato que deixou seu D1 um pouco confuso, além de dar uma ideia de continuidade outro motivo que reduz a concretude de sua argumentação
[6] O seu período ficou muito longo, admito que tive que ler varias vezes para entender o que estava querendo dizer, isso não e necessariamente um erro mas isso deixa seu texto pouco fluido, fato importante na C3.
:!: A argumentação ficou boa, um pouco confusa, mas no geral a ideia a defesa do ponto de vista se mostram presentes.

Outrossim, é que devido a má formação educacional muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso. Sendo assim, ee perceptível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema[7]. Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda".[8]
[7] Não entendi a relação entre o dialogo e o letramento social. Ficou confuso porque faltou explicar essa relação principalmente com a educação , pois fica subentendida a ideia que o dialogo serve como ferramenta da educação. Além disso, não compreendi muito bem a relação da apropriação cultural aqui nesse D2, ele mostrou uma abordagem mais próxima de um preconceito, não eh? E a apropriação cultural não e necessariamente um preconceito, apenas um oportunismo ou ate mesmo um símbolo da globalização em sociedade por outras pessoas, ou seja, e basicamente definir o que a humanidade e e sempre foi.
[8] Não recomendo colocar o repertorio no final do texto porque ele fica meio desconexo do restante do texto, deixando-o pouco produtivo para sua argumentação
:!: Basicamente e isso, gostei da referencia a Paulo Freire mas isso ficou um tanto quanto desorganizado e você tem um ótimo potencial para argumentar , apenas faltaram algumas explicações mas ate aqui tudo certo



Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal[AGENTE 1]junto com o Ministério da Educação[AGENTE 2] disponibilizar cartilhas educativas para os alunos[ACAO], tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem[DETALHAMENTO]. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades[ACAO 2], para que todos fiquem cientes da seriedade desse problema[FINALIDADE] para a população. Por outro lado, a mídia[AGENTE 3], deve abrir espaço para que as afrodecendentes[ACAO 3] atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visibilizando[FINALIDADE] suas manifestações culturais.
:!: 3 propostas e as 3 estão incompletas, a mais completa delas tem 3 termos logo, 120 na C5


NOTAS
C1:120 vários erros de diversas naturezas, crases, grafia, frases ambíguas pelo uso de gerúndio
C2:160 o uso dos repertórios foram pertinentes, porem não produtivos com a apresentação de uma argumentação que poderia ter sido desenvolvida mais
C3:160 o texto ficou organizado, mas acho que a argumentação poderia ser mais explorada
C4:200 ótimo uso de conectivos, poucas repetições e variações
C5:120 conclusão incompleta

NOTA FINAL: 760
Qualquer objeção e só me marcar ;)
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