A priori, vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando somente a lucratividade. Tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm" que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos além de inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda. Desta forma, afetando diretamente os grupos identitarios no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais.
Outrossim, é que devido a má formação educacional muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso. Sendo assim percetível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema. Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda".
Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal junto com o Ministério da Educação disponibilizar cartilhas educativas para os alunos, tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades, para que todos fiquem ciente da seriedade desse problema para a população. Por outro lado, a mídia, deve abrir espaço para que as afrodecendentes atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visiabilizando suas manifestações culturais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.