Nessa perspectiva, denuncia-se a negligência do poder público como um dos principais agentes do imbróglio. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em sua obra "Leviatã", afirma que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o desenvolvimento do corpo social. A tese de Hobbes, no entanto, não é efetivada na sociedade brasileira contemporânea, uma vez que as autoridades agem de maneira inerte e, ainda, não direcionam recursos à criação de subsídios destinados à população miserável. Tal ação poderia amenizar discrepâncias no espectro social.
Ademais, o paradigma do desemprego também fomenta a persistência do revés. Nesse contexto, o artigo 5° da Constituição Federal de 1988 define o trabalho como direito social, todavia, no cenário brasileiro atual, pode-se inferir que esse direito não é assegurado - visto que o país registrou cerca de 14 milhões de desempregados no ano de 2020. Essa situação pode ser explicada em decorrência de um déficit de qualificação profissional.
Em síntese, é imprescindível atenuar os desafios ligados às desigualdades sociais no Brasil. Sendo assim, a fim de solucionar a ineficiência estatal e aumentar o número de empregados, o Governo Federal, dado o seu dever de garantir o direito ao trabalho, em parceria com o Ministério da Educação, deve criar projetos focados na distribuição de auxílio às pessoas carentes e na qualificação profissional. Tais projetos podem ser realizados através da entrega mensal de cestas básicas à esses indivíduos e da criação de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Dessa forma, a cena mostrada em "Ilha das Flores" deixará de ser realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.