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Por FlorDeLizz
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#66206
O artigo 6° da constituição Federal de 1988, o documento mais importante do país, prevê que todo cidadão brasileiro tem direito a educação. No entanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se analisa a decrescência de crianças com hábito de leitura. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a falta de insetivo a leitura como um fator que instiga a criança a não ter esse gosto. No filme "Matilda" vemos a protagonista, uma menina no ensino fundamental, sofrer retaliação de seus pais por amar ler. Fora da ficção, as famílias brasileiras estão muito acostumadas a estar em frente a TV e utilizar aparelho celular por horas, o que trás como consequência, um mau exemplo aos pequenos.
Paralelamente, é essencial apontar a ausência de medidas governamentais como impulsionador do problema. De acordo com dados da pesquisa "Retratos da leitura", a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52% de 2015 para 2019. Logo, é inadmissível que esse cenário se perpetue.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, é essencial que o MEC, por intermédio do ministério da economia, inclua na grade escolar de infantos de todas as idades, aulas obrigatórias de literatura uma vez por semana e também uma reunião envolvendo professores, alunos e um responsável pelo menor, para discutirem sobre livros que serão distribuídos gratuitamente na data previamente informada, a fim de trazer a literatura para o cotidiano das crianças. Dessa maneira, o Estado desempenhará corretamente o seu dever com a educação como previsto em lei, e os brasileirinhos poderão ter acesso ao mundo dos sonhos, como Matilda.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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