Primeiramente, observa-se que o êxodo rural, consequência da urbanização, intensifica o deficit habitacional, pois os indivíduos migram da zona rural para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida. No entanto, muitas vezes isso não acontece por uma série de fatores, entre eles: o desemprego e baixo salário, que dificultam o acesso à moradia digna. Na ficção, o filme brasileiro ‘’Que horas ela volta?’’, retrata a vida da protagonista Val, uma nordestina que chega a São Paulo e vive de favor na casa da patroa por não conseguir a casa própria.
Ademais, a questão da especulação imobiliária, também criticada pela literatura de Lima Barreto, agrava o problema habitacional brasileiro e reforça a segregação socioespacial, projetos como esses fazem com que as pessoas, em geral, percam suas casas com o aumento do aluguel, pois não têm condições de pagar. A telenovela ‘’I Love Paraisópolis’’ que se passa na favela Paraisópolis, localizada na Zonas Sul de São Paulo, demostra de forma prática como acontece a reurbanização e como as pessoas perdem suas casas por causa da especulação imobiliária com do projeto do arquiteto Benjamin, que entende a área como uma oportunidade de negócios. Dessa maneira, percebe-se que essa questão agrava o problema no país.
Infere-se, portanto, que medidas urgentes devem ser tomadas para transformar o panorama residencial brasileiro. Nesse cenário, para solucionar a problemática é preciso que o Governo, órgão responsável por assegurar os direitos humanos, faça investimentos em projetos como Minha casa minha vida, de modo que favoreça aqueles que realmente precisam, através de verbas direcionadas à prefeitura de cada estado do país. Dessa forma, o Governo cumprirá com seu dever superando o deficit habitacional, contradizendo a literatura de Lima Barreto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada