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Por hel0oooo
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#66026
O documentário "Ilha das Flores" retrata o modo como vive a parcela mais pobre da população brasileira, vivendo em lixões, dividindo restos orgânicos com porcos. Entretanto, enquanto tantas pessoas sobrevivem em condições precárias, um pequeno percentual detém a maior parte dos recursos financeiros, o que contribui para salientar as disparidades sociais no âmbito social brasileiro. Diante disso, é possível destacar a ineficiência estatal e os altos índices de desemprego como agravantes da problemática.

Nessa perspectiva, denuncia-se a negligência do poder público como um dos principais agentes do imbróglio. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em sua obra "Leviatã", afirma que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o desenvolvimento do corpo social. A tese de Hobbes, no entanto, não é efetivada na sociedade brasileira contemporânea, uma vez que as autoridades agem de maneira inerte e, ainda, não direcionam recursos à criação de subsídios destinados à população miserável. Tal ação poderia amenizar discrepâncias no espectro social.

Ademais, o paradigma do desemprego também fomenta a persistência do revés. Nesse contexto, o artigo 5° da Constituição Federal de 1988 define o trabalho como direito social, todavia, no cenário brasileiro atual, pode-se inferir que esse direito não é assegurado - visto que o país registrou cerca de 14 milhões de desempregados no ano de 2020. Essa situação pode ser explicada em decorrência de um déficit de qualificação profissional.

Em síntese, é imprescindível atenuar os desafios ligados às desigualdades sociais no Brasil. Sendo assim, a fim de solucionar a ineficiência estatal e aumentar o número de empregados, o Governo Federal, dado o seu dever de garantir o direito ao trabalho, em parceria com o Ministério da Educação, deve criar projetos focados na distribuição de auxílio às pessoas carentes e na qualificação profissional. Tais projetos podem ser realizados através da entrega mensal de cestas básicas à esses indivíduos e da criação de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Dessa forma, a cena mostrada em "Ilha das Flores" deixará de ser realidade no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por hel0oooo
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#66029
@vitoriaca (esqueci de te mencionar na mensagem anterior kk) mas eu ficaria muito feliz se vc pudesse corrigir <3
0
Por vitoriaca
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#66040
@hel0oooo, Ei!!
Corrijo sim! Eu estou com algumas coisinhas acumuladas aqui, mas, vou tentar te dar um feedback ainda hoje :D
0
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Por hel0oooo
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#66079
vitoriaca escreveu:@hel0oooo, Ei!!
Corrijo sim! Eu estou com algumas coisinhas acumuladas aqui, mas, vou tentar te dar um feedback ainda hoje :D
tudo beeem, sem pressa!
0
Por vitoriaca
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#66243
Ei! Me desculpe a demora com o retorno :? Acabei ficando cheia de coisa para fazer e só consegui corrigir hoje! Espero que ajude <3

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

ps: estou observando sua evolução, comparando com a sua última redação :D
//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
O documentário "Ilha das Flores" retrata o modo como vive a parcela mais pobre da população brasileira, vivendo em lixões, e dividindo restos orgânicos com porcos (contextualização). Entretanto (Nesse sentido,) enquanto tantas pessoas sobrevivem em condições precárias, um pequeno percentual detém a maior parte dos recursos financeiros, o que contribui para salientar as disparidades sociais no âmbito social brasileiro (tese). Diante disso, é possível destacar a ineficiência estatal e os altos índices de desemprego como agravantes da problemática (encaminhamento - argumentação).

OBSERVAÇÕES: Como sempre, sua introdução está perfeita! Contém os elementos necessários e bem organizada. Os únicos dois pontos, foi a vírgula - poderia ter colocado o “e” para separar as duas situações e, no início da tese, utilizar um conectivo de mais peso (na verdade eu sempre me confundo com o uso do “entretanto” no meio do parágrafo, então prefiro mudar).

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
Nessa perspectiva, denuncia-se a negligência do poder público como um dos principais agentes do imbróglio (apresentação da ideia). Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em sua obra "Leviatã", afirma que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o desenvolvimento do corpo social (encaminhamento da ideia). (Nada obstante), a tese de Hobbes, no entanto, não é efetivada na sociedade brasileira contemporânea, uma vez que, as autoridades agem de maneira inerte e, ainda, não direcionam recursos à criação de subsídios destinados à população miserável. (Sob esta ótica, são necessárias) Talões poderia (para) amenizar as discrepâncias no espectro social (fechamento).

OBSERVAÇÕES: Muito bem!!!!! Você conseguiu se aprofundar na teoria de Hobbes, e vou te falar que o método de comparação entre o cenário atual x alguma citação, é uma forma maravilhosa de desenvolver sua argumentação. Apenas, se atente ao uso de conectivos. Você SEMPRE deve inserir um conectivo antes de iniciar outro ponto do texto (isso pesa a C4). Ah, uma outra coisa, trate um pouquinho mais o seu fechamento, para dar aquele “tcham”. Nesta parte, as palavras em vermelho, você pode retirar sem demais prejuízos.
(eu realmente amei a citação).

Ademais, o paradigma do desemprego também fomenta a persistência do revés (apresentação da ideia). Nesse contexto, o artigo 5° da Constituição Federal de 1988 define o trabalho como direito social, todavia, no atual cenário brasileiro, pode-se inferir que esse direito não é assegurado - visto que o país registrou cerca de 14 milhões de desempregados no ano de 2020 (de acordo com quem?), logo, essa situação pode ser explicada em decorrência de um déficit de qualificação profissional (encaminhamento da ideia). ? (fechamento).

OBSERVAÇÕES: (lembro que falei sobre isso na sua última correção hihi). Eu descobri que não tem problema não citar dados estatísticos :o Você usando repertórios socioculturais, históricos e tudo mais, demonstra domínio sobre o assunto. Então, não se preocupe caso não queira usar.
Essa parte, vou citar por pontos:
  • não creio que “paradigma” seja a palavra correta.
  • mudei a ordem do “atual”
  • Você citou a estatística mais esqueceu da fonte :o
  • dei continuidade ao período, porém, você poderia ter aprofundado essa questão da qualificação profissional dizendo como isso afeta a desigualdade. Ou, falar que o desemprego é dado pela falta de oportunidade - pela pessoa ser de classe baixa.
  • sem fechamento/frase de efeito :(

Fora esses pontos que abordei, você sabe organizar e dar uma estrutura boa para o texto, porém se atente a essas observações. Aguardo melhora na próxima redação! :)

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Em síntese, é imprescindível atenuar os desafios ligados às desigualdades sociais no Brasil. Sendo assim, a fim de solucionar a ineficiência estatal e aumentar o número de empregados, o Governo Federal, dado o seu dever de garantir o direito ao trabalho, em parceria com o Ministério da Educação, deve criar projetos focados na distribuição de auxílio às pessoas carentes e na qualificação profissional. Tais projetos podem ser realizados através da entrega mensal de cestas básicas à (a) esses indivíduos e da criação de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Dessa forma, a cena mostrada em "Ilha das Flores" deixará de ser realidade no país.

OBSERVAÇÕES: Perfeito!!! Possui todos os 5 elementos. Ficou bem estruturada!!! Parabéns!
- crase só é utilizada em substantivos femininos :)
agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

EXTRAS: Olha, percebi uma evolução super considerável em relação a sua última redação que eu corrigi. Você está no caminho certo! Se atente mesmo aos conectivos e aos fechamentos dos desenvolvimentos. Eu estou muito, muito feliz mesmo em acompanhar seu progresso!

Aguardo o próximo texto!
Se cuida!
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