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Por Naraba
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#65996
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, educação e bem estar-social. Contudo, á obstáculos presentes na doação de sangue, seja pela escassez de doadores, ou, seja por falha educacional na conscientização a doação, impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perperctiva, esses desafios devem ser superados de imediato para uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional, acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nas lacunas de informações deixadas pelos eixos educacionais aos jovens e adultos, sobre a temática. Na minissérie " Sob pressão" da plataforma da Rede Globo, aborda às dificuldades enfrentada pelos médicos para conseguir doadores diante de uma pandemia, visto que grande parcela da população teme ser contaminado pelo vírus. Diante de tal contexto, se torna evidente que o Poder Público falha ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos míninos, o que contribui para a permanência do problema.
Faz-se mister, salientar o preconceito como outro impulsionador para que haja baixas taxas de doadores. De acordo com a legislação do Ministério da Saúde tendo o apoio da OMS - indivíduos LGBTQIA+ são impedidos de doar caso tenha tido reações sexuais nos últimos 12 meses, com uso ou não de preservativos. Desse modo, acarreta o desperdício de milhões de litros de sangue que poderiam ser usados para salvar várias vidas, essa decisão se torna ilimitada e escassa, apoiada diretamente à doenças sexuais transmissíveis que certamente pode ser evitar com a análise do sangue infectado e logo em seguida descarta-lo.
Portanto, indubitavelmente medidas devem ser tomadas para resolver tais obstáculos. Sendo assim, é necessário que o Ministério da Saúde em parceria com MEC, financie projetos educacionais que visam falar sobre a importância da doação de sangue nas escolas, através de uma ampla divulgação mediática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores, alunos e pais. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências sobre o assunto em cada ambiente escolar, para assim, levar conhecimento para preencher essas lacunas deixadas pela falha educacional e então ser capaz de aumentar as taxas de doadores futuramente.
:D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 135

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Naraba
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#66055
@eurodrigo poderia corrigir minha redação? Venho seguindo suas publicações de redações, são maravilhosas e muito bem construída.

Agradeço de já ❤️
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Por Fortes
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#66072
@Naraba

Correção/sugestão
Repetição
Erro/desvio
Melhorável/confuso
Elemento da proposta

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, à educação e ao (1) bem-estar social bem estar-social (2). Contudo, á (3) obstáculos presentes na doação de sangue, sobretudo no Brasil (4), seja pela escassez de doadores, ou, (5) seja por falha educacional na conscientização à a (6) doação, que impossibilitam que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva perperctiva (7), esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

(1) Atenção ao paralelismo sintático!
(2) A forma correta de escrita é "bem-estar social".
(3) O correto aqui seria "há".
(4) Você precisa ressaltar que a sua linha de abordagem será em direção à problemática no Brasil.
(5) Retirar o "ou,". Nesse caso, a construção correta é "seja, seja".
(6) Atenção ao uso da crase!
(7) Atenção à ortografia. O correto é "perspectiva".

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. (1) Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional, (2) acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente o oposto, e o resultado desse contraste é claramente refletido nas lacunas de informações deixadas pelos eixos educacionais aos jovens e adultos, (3) sobre a temática. (4) Na minissérie " Sob pressão", (5) da plataforma da Rede Globo, são abordadas aborda (6) as às (7) dificuldades enfrentada pelos médicos para conseguir doadores diante de uma pandemia, visto que grande parcela da população teme ser contaminada contaminado (8) pelo vírus. Diante de tal contexto, torna-se se torna (9) evidente que o Poder Público (10) falha ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos míninos (11), o que contribui para a permanência do problema. (12)

(1) Não entendi a proposta desse trecho. Você, em momento algum, citou a educação como uma das causas da problemática em questão.
(2) Retirar essa vírgula.
(3) Retirar, também, essa vírgula.
(4) Utilize um conectivo para introduzir o repertório.
(5) Separe o aposto com uma vírgula.
(6) Cuidado com a concordância.
(7) Mau uso da crase. Retire-a.
(8) "Contaminada" concorda com "parcela". Atente-se a isso!
(9) O correto aqui seria "torna-se". Atente-se às regras de ênclise!
(10) Cuidado com a convenção de escrita! O correto é "poder público".
(11) Cuidado com a ortografia.
(12) Esse desenvolvimento está cheio de informações desnecessárias. Você não desenvolveu bem o argumento destinado ao parágrafo, a escassez de doadores. Note que o seu foco se direcionou aos repertórios e às contextualizações externas, o que acabou afastando os seus argumentos do que realmente era necessário.

Faz-se mister (1), (2) salientar o preconceito como outro impulsionador para que haja baixas taxas de doadores (3). (4) De acordo com a legislação do Ministério da Saúde - comtendo o apoio da OMS - indivíduos LGBTQIA+ são impedidos de doar caso tenham se relacionado sexualmente tido reações sexuais nos últimos 12 meses, com uso ou não de preservativos. Desse modo, acarreta o desperdício (5) de milhões de litros de sangue que poderiam ser usados para salvar várias vidas, (6) essa decisão se torna ilimitada e escassa, apoiada diretamente a à doenças sexuais transmissíveis (7) que certamente podem ser evitadas evitar com a análise do sangue infectado e, logo em seguida, com o descarte descarta-lo.

(1) Melhorar início de parágrafo. Adicione um operador de conexão.
(2) Retirar essa vírgula.
(3) Você não antecipou esse argumento na sua tese. Cuidado com a má execução do plano de texto.
(4) Adicione um conectivo para introduzir o repertório.
(5) Melhorar construção.
(6) Da maneira que você trouxe, o correto aqui seria um ponto de continuação.
(7) Trecho extremamente confuso. Não entendi o que você quis dizer.

Portanto, indubitavelmente, medidas devem ser tomadas para resolver tais obstáculos. Sendo assim, é necessário que o Ministério da Saúde (1), (2) em parceria com MEC (3), financie projetos educacionais (4) que visem visam (5) falar (6) sobre a importância da doação de sangue nas escolas, através de uma ampla divulgação mediática (7), (8) que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores, alunos e pais (9). Nesse sentido, o intuito de tal medida, (10) deve ser o diagnóstico das carências sobre o assunto em cada ambiente escolar (11), (12) para, assim, levar (13) conhecimento para preencher essas lacunas deixadas pela falha educacional e então ser capaz de aumentar as taxas de doadores futuramente. (14)

(1) Agente
(2) Adicione uma vírgula aqui.
(3) Não é recomendável que você traga siglas sem antes ter citado o nome completo da organização.
(4) Ação
(5) O correto aqui seria "visem".
(6) Cuidado com coloquialidades.
(7) Meio da ação
(8) Retirar essa vírgula.
(9) Detalhamento
(10) Retirar, também, essa vírgula.
(11) Finalidade
(12) Mesma alteração do item 10.
(13) Entendi o que você quis dizer, mas cuidado com coloquialidades.
(14) Construção um pouco confusa. Revise a estrutura da conclusão modelo ENEM para, assim, produzir parágrafos mais claros.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Fortes
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#66077
@Naraba, percebi que você se baseou em um modelo de outra redação disponível publicamente. Cuidado! Nem todos os temas se encaixam em uma estrutura pronta. O seu texto ficou bastante confuso em diversas partes, justamente por isso.

Recomendo que estude as competências, bem como a estrutura do ENEM e, a partir disso, crie o seu próprio modelo. Assim, com certeza, o seu rendimento será muito maior. Pode confiar! ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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