A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional, acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nas lacunas de informações deixadas pelos eixos educacionais aos jovens e adultos, sobre a temática. Na minissérie " Sob pressão" da plataforma da Rede Globo, aborda às dificuldades enfrentada pelos médicos para conseguir doadores diante de uma pandemia, visto que grande parcela da população teme ser contaminado pelo vírus. Diante de tal contexto, se torna evidente que o Poder Público falha ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos míninos, o que contribui para a permanência do problema.
Faz-se mister, salientar o preconceito como outro impulsionador para que haja baixas taxas de doadores. De acordo com a legislação do Ministério da Saúde tendo o apoio da OMS - indivíduos LGBTQIA+ são impedidos de doar caso tenha tido reações sexuais nos últimos 12 meses, com uso ou não de preservativos. Desse modo, acarreta o desperdício de milhões de litros de sangue que poderiam ser usados para salvar várias vidas, essa decisão se torna ilimitada e escassa, apoiada diretamente à doenças sexuais transmissíveis que certamente pode ser evitar com a análise do sangue infectado e logo em seguida descarta-lo.
Portanto, indubitavelmente medidas devem ser tomadas para resolver tais obstáculos. Sendo assim, é necessário que o Ministério da Saúde em parceria com MEC, financie projetos educacionais que visam falar sobre a importância da doação de sangue nas escolas, através de uma ampla divulgação mediática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores, alunos e pais. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências sobre o assunto em cada ambiente escolar, para assim, levar conhecimento para preencher essas lacunas deixadas pela falha educacional e então ser capaz de aumentar as taxas de doadores futuramente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 135
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.