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Por Silvamara
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#65927
Cada vez mais, o homem vem interferindo na natureza com o objetivo, ou com a desculpa, de melhorar o seu modo de vida, essas modificações tem feito o meio ambiente enfrentar uma grande problemática não só física mais Biológica.
É inquestionável a degradação do meio ambiente, por parte do ser humano, em um mundo super- industrializado. Grandes áreas já foram desmatadas, contaminadas a até extintas, para dar lugar a empresas que transformarão a matéria prima em produtos comercializados. Produtos que voltarão para a natureza na forma de lixo e mais degradação. Entretanto, a sociedade se vê diante de uma sarcástica contradição quando, as ruas são alagadas após pancadas de chuva, devido ao entupimento de esgotos pelo excesso de lixo e também a nula absorção de água pelos asfaltos que cobriram grande parte da maioria das cidades.
Nada disso, porém, seria tão prejudicial se fosse levado em consideração o consumo sustentável e o mínimo de preocupação com a prevenção de desastres. Dessa forma,o que falta para o ser humano é entender que a natureza não é totalmente autorrenovável e que, mesmo se fosse, ela não teria uma força de regeneração diretamente proporcional à capacidade de degradação. Nesse sentido, a sociedade precisa extrair menos, de forma consciente, para ajudar esse processo natural e agir ativamente para reparar os danos provocados .
Em resumo, a preservação do meio ambiente é um desafio considerável para a humanidade. Não podemos viver sem a terra, mas a produção e a industria também são necessários para o avanço de um povo. Então, para obter um equilíbrio entre ambos os lados, é importante que o Estado invista em leis eficazes que multem as industrias que não respeitam os espaços de preservação natural. E que campanhas, governamentais, estejam em circulação ensinando que é possível viver em harmonia com a modernidade e com a natureza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por vitoriaca
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#66041
@Silvamara, Ei!
Eu estou com algumas coisinhas acumuladas aqui, mas, tentarei de dar um feedback ainda hoje! :D
0
Por vitoriaca
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#66229
@Silvamara, me desculpe pela demora com o retorno :shock:
Estou corrigindo sua redação e fiquei meio confusa sobre onde termina sua introdução e onde começa seu d1. Você pode me ajudar? ;)
0
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Por Silvamara
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#66261
@vitoriaca, oii … É bem simples, minha introdução acaba após o ponto "em biológico." 😘 E o D1 vem logo em seguida com o conectivo de: " E inquestionável "
0
Por vitoriaca
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#66419
Estarei iniciando o processo de correção do seu texto dissertativo-argumentativo :)
----- Antes de tudo, eu não sou excelente em gramática (em vírgulas especificamente) então, darei o ponto médio nessa competência.
ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar. Lembrando que a Conclusão não pode ser maior que a Introdução.

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Cada vez mais, o homem vem interferindo na natureza com o objetivo, ou com a desculpa, de melhorar o seu modo de vida, essas modificações tem (têm) feito o meio ambiente enfrentar uma grande problemática não só física mais (mas) Biológica.

OBSERVAÇÕES: Sua introdução está incompleta, falta mais detalhamento e organização mas, calma! Tudo é questão de prática e treino!! Vou te falar primeiro, como estruturar a introdução:

- Contextualização: citação/alusão sobre o tema.
Nessa parte, você pode usar um filósofo, um filme, alguma citação… Coisas assim. Logo, depois que você finaliza a referência, inicia-se a outra parte.
(De acordo com/Segundo o, --------- (contextualização)

- Tese: o que a contextualização tem a ver com o tema?
Aqui poderia entrar essa sua parte da introdução, olha:
(Todavia/Nesse contexto/Nesse sentido, é certo que o) homem vem interferindo na natureza com o objetivo de melhorar o seu modo de vida, logo, essas modificações trouxeram diversas problemáticas Físicas e Biológicas ao meio ambiente (tese).

- Argumentação/Encaminhamento: expor as problemáticas (2) que serão abordadas nos desenvolvimentos.
Quando você finaliza a tese (que é seu ponto de vista relacionado com o repertório utilizado), vem a parte da argumentação/encaminhamento, que será o assunto tratado na D1 e D2.
(Sob esta ótica/À vista disso/ Desse modo), o/a (problema 1), juntamente com o/a (problema 2) necessitam de uma solução (argumentação/encaminhamento).

Agora, no fim, ficaria assim:
(De acordo com, --------- (contextualização). (Todavia/Nesse contexto/Nesse sentido, é certo que o) homem vem interferindo na natureza com o objetivo de melhorar o seu modo de vida, logo, essas modificações trouxeram diversas problemáticas Físicas e Biológicas ao meio ambiente (tese). (Sob esta ótica/À vista disso/ Desse modo), o/a (problema 1), juntamente com o/a (problema 2) necessitam de uma solução (argumentação/encaminhamento).


Viu?! É sempre bom nos atentarmos à estrutura para montar uma introdução completa, coesa e coerente.


/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
(Primeiramente,) é inquestionável a degradação do meio ambiente, por parte do ser humano, em um (para obter-se um) mundo super- industrializado (apresentação da ideia). (Nesse viés/Nesse ínterim,) Grandes áreas já foram desmatadas, contaminadas a (e) até extintas, para dar lugar a empresas que transformarão a matéria prima em produtos comercializados. Produtos que voltarão para a natureza na forma de lixo e mais degradação. Entretanto, a sociedade se vê diante de uma sarcástica contradição quando, as ruas são alagadas após pancadas de chuva, devido ao entupimento de esgotos pelo excesso de lixo e também a nula absorção de água pelos asfaltos que cobriram grande parte da maioria das cidades.

OBSERVAÇÕES: Seu desenvolvimento possui a apresentação da ideia de forma correta, porém, no decorrer do desenvolvimento, as informações ficam meio perdidas :(
Acho que seria legal, se você tentasse procurar citações, repertórios socioculturais, para inserir no seu desenvolvimento - isso conta bastante na competência 2. Se você aprender a planejar o seu texto e achar as referências certas, você fecha essa competência com 200 pontos!! Percebeu que mudei um pouco a sua problemática? Você poderia ter falado sobre a degradação no meio ambiente para se ter um mundo desenvolvido. Existe uma referência muito boa sobre o meio ambiente que diz:
“possuir a terra e não estragá-la é a arte mais bonita que alguém jamais pode querer possuir” - Andy Warhol, cineasta norte-americano.
Logo, tenho certeza que tem como fazer uma analogia dessa referência, com a deterioração do ecossistema. Você acha?! :D

Vou te mostrar a estrutura de um desenvolvimento:
- Apresentação do argumento: se aprofunda mais na tese citada na introdução
“Primeiramente, é inquestionável a degradação do meio ambiente, por parte do ser humano, para obter-se um mundo super- industrializado.” Essa parte está OK!

- Desenvolvimento da ideia: fundamentação, provas de que sua tese está correta
Uma ideia de como poderia ter feito:
“Segundo Andy Warhol, cineasta norte-americano, possuir a terra e não estragá-la é a arte mais bonita que alguém jamais pode querer possuir, com isso, em consonância com o pensamento de Warhol…”

- Fechamento: indignação daquele problema citado.
Uma ideia de como poderia ter feito:
“Isto posto, é inadmissível que essa problemática permanece relutante no cenário nacional”

Nada disso, porém, seria tão prejudicial se fosse levado em consideração o consumo sustentável e o mínimo de preocupação com a prevenção de desastres. Dessa forma, o que falta para o ser humano é entender que a natureza não é totalmente autorrenovável e que, mesmo se fosse, ela não teria uma força de regeneração diretamente proporcional à capacidade de degradação. Nesse sentido, a sociedade precisa extrair menos, de forma consciente, para ajudar esse processo natural e agir ativamente para reparar os danos provocados .

OBSERVAÇÕES: Esse D2, para mim, não foi visto como um desenvolvimento de ideia e sim propostas para a conclusão dos problemas. Nessa parte, você poderia ter focado numa problemática apenas. (olhe seu D1 e use como exemplo para o D2 também).

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)

Em resumo (Dessarte), a preservação do meio ambiente (crise que enfrenta o meio ambiente no Brasil) é um desafio considerável para a humanidade. Não podemos viver sem a terra, mas a produção e a indústria também são necessários para o avanço de um povo (não pode escrever em 1º pessoa :!: ). Então (Desse modo), é importante que o Estado invista em leis eficazes que multem as indústrias que não respeitam os espaços de preservação natural. (Ademais), que campanhas governamentais, estejam em circulação ensinando que é possível viver em harmonia com a modernidade e com a natureza.

agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento


OBSERVAÇÕES:
Sua conclusão esta incompleta, possui apenas 2 elementos, dos 5 necessários, para os 200 pts. na Competência 5.
- Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos. São eles:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).


Considerações Finais: :D
Espero que minha correção de ajude de alguma forma. Perdão se ficou confusa alguma parte :shock:
Se atente mais aos conectivos, organização textual e repertórios.


Se precisar, já sabe.
Se cuide!!

ps: Desculpa pela demora :?
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