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Por Jerematos
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A Constituição Federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país - prevê em seu Artigo (6°), o direito a educação preparatória para o convívio social como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado quando se observa a cordialidade brasileira e suas consequências em questão no século XXI, dificultando, desse modo, o pleno exercício desse direito por parte dos cidadãos. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com a inércia desse quadro, tais como a extinta preocupação estatal com a resolução do tema e a visão deturpada estrangeira da cordialidade brasileira.

Nesse sentido, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para combater os efeitos prejudiciais da amabilidade dos brasileiros. Dessa forma, é possível citar os efeitos sociais dessa prática, tal como a conformidade com as desigualdades sociais por parte dos habitantes do Brasil, o que é motivo de repúdio para uma sociedade que luta em prol da extinção de tais problemas sociais, dificultando, dessa forma, a criação do senso crítico importante para o exercício da Cidadania. Tal conjuntura - segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke - configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos usufruam de direitos indispensáveis, como o recebimento de uma educação básica focada em ensinar o estudante a exercer seu papel na democracia, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fulcral pontuar a visão estrangeira sobre a sociedade brasileira como impulsionador do desinteresse do Brasil em se tornar mais cristalino quanto aos seus problemas sociais. Segundo o índice de Gini, o Brasil é o 8° país mais desigual do mundo. Diante de tal exposto, é evidente que o Brasil gera uma falsa impressão de cordialidade e hospitalidade ao apresentar um esteriótipo como tal, visto que as relações internacionais e o turismo dependem dessa máscara, o que gera uma série de outros problemas - por exemplo, a escassez de ajuda internacional em uma série de preocupações no Brasil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de um projeto de lei enviado a Câmara de Deputados, deve incluir na Base Nacional Comum Curricular aulas sobre conteúdos políticos básicos, com ênfase em formar estudantes prontos para o exercício da Cidadania, a fim de mitigar o cenário problemático atual do país. Assim, se consolidará uma sociedade mais bem vista mundialmente e engajada politicamente no país, com o Estado exercendo corretamente o seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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