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Por Eunaira
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#65896
É notório que à mobilidade urbana tem sido um grande desafio nas cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A preferência pelo automóvel parecia ser a resposta eficiente no século XX, mas a necessidade de circulação levou a paralisia do trânsito com desperdício de tempo e combustível.
Além disso, no Brasil a grande transformação na mobilidade das pessoas começou a ocorrer na década de 1950 do século passado, quando o processo intenso de urbanização se associou ao aumento de uso de veículos motorizados, tanto automóveis quanto os ônibus, resultando à uma politica de estado que priorizou o investimento na indústria automobilística. Por exemplo a frota de automóveis e motocicletas no Brasil, teve aumento de 400% nos últimos dez anos.
Outro fator existente é a causa de congestionamentos diários que dificultam a locomoção, os carros são os responsáveis por grande parte da poluição nos grandes centros urbanos. Em São Paulo, as fontes móveis são a principal causa da poluição atmosférica, dados da CAESB de um levantamento de 2012, mostram que se a frota inteira parasse por um dia na cidade, seriam evitados a emissão de 535,4 toneladas de monóxido de Carbono.
Portanto conclui -se que, amplear as áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos, Diversificar o uso dos meios de transportes públicos, Flexibilizar horários de atividades urbanas, Incentivar caronas coletivas para pessoas que vão na mesma direção e ter integração entre os transportes públicos, são soluções que poderiam amenizar os problemas da mobilidade, desde que houvesse parceria entre a sociedade e o poder público com campanhas de conscientização e uso consciente de espaços públicos.




Olá corretoras (os) espero que possam corrigir minha redação, ficarei muita grata! :D

@Flaviaa @Helenamora @Ashiley
@jherodrigues
@3m1lly
@eurodrigo
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por jheromagnoli
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#65914
[faltou contextualizar o tema] É notório que à mobilidade urbana tem sido um grande desafio < quais são esses desafios? não generalize assim] nas cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. [faltou conectivo] A preferência pelo automóvel parecia ser a resposta eficiente no século XX, mas a necessidade de circulação levou a paralisia do trânsito com desperdício de tempo e combustível.

[melhorar conectivo] Além disso, no Brasil a grande transformação na mobilidade das pessoas começou a ocorrer na década de 1950 do século passado, quando o processo intenso de urbanização se associou ao aumento de uso de veículos motorizados, tanto automóveis quanto os ônibus, resultando à uma politica de estado que priorizou o investimento na indústria automobilística. Por exemplo, a frota de automóveis e motocicletas no Brasil, teve aumento de 400% nos últimos dez anos.
* Muito repertório e pouca argumentação

[faltou conectivo] Outro fator existente é a causa de congestionamentos diários que dificultam a locomoção, os carros são os responsáveis por grande parte da poluição nos grandes centros urbanos. [faltou conectivo] Em São Paulo, as fontes móveis são a principal causa da poluição atmosférica, dados da CAESB de um levantamento de 2012, mostram que se a frota inteira parasse por um dia na cidade, seriam evitados a emissão de 535,4 toneladas de monóxido de Carbono. [faltou argumentação e arrematação]
* Estrutura: apresentar o argumento + repertório + argumentação + arrematação

Portanto, conclui -se que, ampliar as áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos, diversificar o uso dos meios de transportes públicos, flexibilizar horários de atividades urbanas, incentivar caronas coletivas para pessoas que vão na mesma direção e ter integração entre os transportes públicos, são soluções que poderiam < não traga sensação de dúvida, tenha certeza que vai resolver o problema] amenizar os problemas da mobilidade, desde que houvesse parceria entre a sociedade e o poder público com campanhas de conscientização e uso consciente de espaços públicos.
* A intervenção precisa dos elementos: AGENTE + AÇÃO + MEIO + FINALIDADE+ detalhamento de um desses elementos

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Eunaira
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#65920
Muito Obrigada, vou melhorar!!
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