Em primeiro plano, é inegável que a falta de medidas governamentais eficientes é um grande obstáculo do acesso à leitura e educação no Brasil. De acordo com o Artigo 3 da Constituição Federal de 1988, reduzir a desigualdade social e regional constitui como um dos principais objetivos do Estado. Porém, é visível que esse objetivo não vem sendo cumprido plenamente quando se trata do acesso à leitura, visto que a taxação na venda de livros e a falta de investimentos em acervos públicos, responsabilidades do Governo brasileiro, dificultam o acesso ao hábito da leitura no Brasil para a população mais humilde, e assim abrindo portas para a desvalorização da literatura. Logo, enquanto o Estado não cumprir seu objetivo descrito no Artigo 3, a formação de uma geração de leitores continuará distante da realidade brasileira.
Ademais, é válido destacar a falta de estímulo à leitura dentro das escolas brasileiras como impulsionador da dificuldade na formação de leitores no Brasil. No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, de 1989, o professor John Keating incentiva seus alunos à leitura de poemas, mudando a forma dos garotos, vítimas de pais conservadores e autoritários, de verem o mundo. Fora da ficção, a realidade das escolas no Brasil é contrária ao cenário apresentado no filme, visto que as instituições educacionais pouco incentivam os alunos à leitura de maneira didática e recreativa, visando apenas o uso de livros para bons desempenhos em provas, dificultando a formação do gosto pela leitura, já que os jovens acabam lendo apenas por obrigação. Assim, enquanto as escolas brasileiras manterem uma metodologia de ensino omissa, o hábito da leitura continuará a ser incomum no Brasil.
Portanto, para que a formação de uma geração de leitores no Brasil se torne uma realidade, é preciso que a população, em parceria com ONG’s de valorização da cultura, crie projetos sociais com o objetivo de levar a leitura para locais mais necessitados, por meio da criação de espaços de leitura virtuais e físicos. Além disso, também cabe à população cobrar do Estado reformas nas metodologias de ensino, por meio da mobilização popular, uma vez que a pressão popular é uma ferramenta eficiente para a mudança de postura das autoridades, a fim de formar jovens que busquem pelo crescimento pessoal através dos livros. Dessa forma, o acesso à leitura no Brasil poderá ser democratizado, e a literatura se tornará mais valorizada no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada