Avatar do usuário
Por RosaEliada
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65853
Em sua obra "Raízes do Brasil" o sociólogo brasileiro, Sérgio Buarque de Holanda, desqualifica o brasileiro como "homem cordial" - a figura brasileiro na sua essência é egoísta, contudo, camuflada por uma falsa cordialidade em sua esfera pública. Desse modo, ainda na atualidade, é ponto de debate como "jeitinho brasileiro" é nocivo em diversos ámbitos, bem como ele é mascarado pela própria sociedade.
A princípio, é fato que a corrupção atinge o Brasil à várias décadas e nos mais diferentes ámbitos. Acerca disso, torna-se ponto pacífico rememorar a história do pais tropical: que sofreu exploração desde sua colônia, pela Coroa lusíada, e perpassa por problemas no que tange à corrupção até os tempos contemporáneos - como o caso do mensalão, noticiado por vários veículos de impressa que revelaram diversos desvios de verbas para contas particulares de políticos. Desse modo, o "jeitinho" brasileiro nasceu junto com a nação, e persiste de forma recorrente, por centenas de anos.
Nessa conjuntura, reconhece-se que essa persistência está enraizada na sociedade brasileira porque o ato de prevalecer o benefício próprio em detrimento do coletivo já é visto como algo rotineiro. Diante disso, a socióloga pós-moderna, Hanna Arendt reverbera sobre o que ela denomina "banalidade do mal", ou seja, uma atitude má é repetida tantas vezes que acaba se tornando praxe, e até mesmo esquecida pela grande parcela da população. Logo, não há como se esperar que o "jeitinho" seja coibido, pois, assim como no livro de Holanda, os maus hábitos continuam a ser mascarados por sua continuidade.
Destarte, é mister que medidas sejam tomadas para resolver esse impasse. Para tanto, faz-se necessário que o Ministério da Ciência e Tecnologia, crie uma campanha digital por meio de posts em redes sociais que tenham por objetivo desconstruir a imagem de homem cordial adotada pelo brasileiro. Dessa maneira, o detalhando as diretrizes para se construir uma imagem real que coíba e denuncie práticas corruptas, é passível de concepção uma sociedade enraizada em ética e não em falsas cordialidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
135 Exibições
por jujuf
3 Respostas 
751 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
134 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
93 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
106 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
53 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
46 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
40 Exibições
por scynue
0 Respostas 
102 Exibições
por Geovanebas
0 Respostas 
101 Exibições
por Geovanebas

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM