Uma pesquisa executada pela gazeta do povo revela que a homossexualidade ainda é um tema que divide opiniões, sendo 57% dos entrevistados contra o casamento homoafetivo. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Nesse viés observa-se que a preparação do preconceito sexual se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que ao se deparar com comportamentos e ideais preconceituosos vindos de seu meio de convívio uma criança tende a reproduzi-los. Esse senso comum passado de geração a geração contribui para a perpetuação do problema.
Tendo isso em vista é inquestionável que o Governo e o Ministério da Educação exercem grande papel mediante a ignorância da sociedade. Conforme Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você usa para mudar o mundo. No Brasil as políticas públicas que visam falar sobre gênero e sexualidade de maneira natural com crianças e adolescentes são barradas por políticos retrógrados, tornando o assunto um tabu cada vez mais difícil de adentrar.
Pode-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas brasileiras dificultam a igualdade de direitos no caminho das discussões de gênero. Para essa igualdade ser alcançada cabe ao Ministério da Educação introduzir educação sexual nas escolas por meio de campanhas e palestras como maneira de conscientizar as crianças de que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Utilizando a educação como instrumento para erradicar todo e qualquer discurso de ódio e intolerância. “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.