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Por Mascarenhas
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#56199
A constituição federal de 1988, documento mais importante do pais, prevê em seu artigo 6, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfase na pratica quando se observa o aumento de homicídios entre jovens brasileiros, que em sua maioria são jovens negros.
Em uma primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de homicídios entre jovens brasileiro. Nesse sentido, tal ação vem permeado entre a sociedade, culminando em uma serie de problemas. Essa conjura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no pais.
Ademais, é fundamental apontar o racismo como impulsionador do homicídios entre jovens no Brasil. Segundo o relatório feito pela Rede de Observação da Segurança, 75% das pessoas mortas pela policia são pessoas negras(pretos e pardos). Perante exposto, é notório que esse problema gera o sentimento de insuficiência e culpa vinda de pessoas negras. Logo, é inadmissível que tais atos continuem a pendurar.
Deprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, implemente, por meio de fundos estatais, um programa que leve educação para lugares mais pobre. Assim, se consolidara uma sociedade mais ponderada. onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por ALINE
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#65725
Coronavirus é uma doença infecciosa causada por um vírus recentes desoberto, os sintomas são vários, e suas formas de contágio também, portanto é recomendado se isolar e seguir as medidas protetivas.
De acordo com o site G1 Globo atual situação do Brasil é de aproximadamente 464000 mortes até agora, caso apresente os sintomas febre dor de garganta ou dor de cabeça, tosse dentre outros procurar uma unidade de saúde.
O governo impôs a medida do isolamento social para evitar a contaminação, uso de máscara é obrigatório em todos os lugares, a distância mínima entre as pessoas é de 1 m, o álcool gel nas mãos e nos objetos também tem ajudado no processo de higienização contra a doença.
Dessa maneira precisamos nos prevenir pois a doença diferentes pessoas de diferentes maneiras, a maioria delas apresenta sintoma leve, organização Mundial da Saúde tem o objetivo de combater doenças pois é especializado em questões desta área, deveriam fazer mais alertas, propagandas e fechar alguns locais onde ocorrem muita contaminação do vírus. @
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#65767
Estarei iniciando o processo de correção do seu texto dissertativo-argumentativo :)
ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
A constituição federal (Constituição Federal) de 1988, documento mais importante do pais (país), prevê, em seu artigo 6, o direito a (à) segurança como inerente a todo cidadão brasileiro (contextualização). Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase na prática, quando se observa o aumento de homicídios entre jovens brasileiros, que em sua maioria são jovens negros (tese). ? ? (encaminhamento - argumentação).

OBSERVAÇÕES: Na sua introdução, senti falta das problemáticas que serão abordadas no desenvolvimento. As outras duas partes são excelentes, mas sinto que poderia ter se aprofundado mais. Usar a Constituição foi uma ótima escolha (eu particularmente AMO).
Alguns pontos importantes:
“Constituição Federal” sempre com letras iniciais maiúsculas
“à segurança” com crase. Quem tem direito, tem direito a algo. E a palavra é feminina, logo, com crase mesmo.
“reverberado com ênfase….” ênfase com acento circunflexo
“na prática quando se observa...” prática com acento agudo

Vou reescrever, para você ver como poderia fazer o encaminhamento:
A Constituição Federal de 1988, documento mais importante do país, prevê, em seu artigo 6, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro (contextualização). Conquanto, mesmo com a vigência desse artigo, é indubitável que tal prerrogativa não tem se reverberado, visto que, o aumento de homicídios entre jovens brasileiros, que em sua maioria são jovens negros, permanece relutante (tese). À vista disso, com a inoperância governamental e o racismo presente no cenário brasileiro, fazem-se necessárias medidas para resolver o impasse. (encaminhamento - argumentação)

ps: eu acrescentei umas frases ali, para complementar mais a introdução.

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de homicídios entre jovens brasileiros (apresentação da ideia). Nesse sentido, tal ação vem se permeado (permeando) entre a sociedade, culminando em uma série de problemas. Essa conjura (Nessa conjuntura), segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se (é considerado) uma violação do "contrato social", já que o (quando o) Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que é, infelizmente, evidente na Nação Brasileira (encaminhamento da ideia). ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES: Vou citar por tópico:
“Nesse sentido, tal ação vem se permeado (permeando) entre a sociedade, culminando em uma série de problemas.”
Eu achei isso desnecessário, uma vez que, você poderia ter utilizado esse espaço para se aprofundar sobre a inoperância governamental. Você poderia ter utilizado essa parte como o fechamento, tipo assim:
“Nesse sentido, tal ação vem se permeado (permeando) entre a sociedade, culminando em uma série de problemas que carecem de uma resolução”.

“Essa conjura”
eu não sei se esse conectivo existe. Pesquisei na internet e não apareceu nada relacionado. Acho que você quis dizer “Nessa Conjuntura”.

“Essa conjura (Nessa conjuntura), segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se (é considerado) uma violação do "contrato social", já que o (quando o) Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que é, infelizmente, evidente na Nação Brasileira.”
Você usou um bom repertório aqui, fiz umas complementações, mas como eu disse, precisaria de um aprofundamento.

Faltou o fechamento.

Se atente à ortografia.

Ademais, é fundamental apontar o racismo como impulsionador do homicídios entre jovens no Brasil (apresentação da ideia). Segundo (De acordo com) o relatório feito pela Rede de Observação da Segurança, 75% das pessoas mortas pela polícia são pessoas negras (pretos e pardos). Perante exposto, é notório que esse problema gera o sentimento de insuficiência e culpa vinda de pessoas negras(encaminhamento da ideia). Logo, é inadmissível que tais atos continuem a pendurar (se perdurar) (fechamento).

OBSERVAÇÕES:
“é fundamental apontar o racismo como impulsionador do homicídios entre jovens no Brasil.”
Você acabou não citando sobre o que era para citar. É valido ressaltar esse dado, mas, porque as policias matam mais negros? O que isso tem a ver com o racismo?
Seria bom você ter citado uma alusão histórica, talvez sobre o período da escravidão e associado com o período de aversão contra os tais, que ocorre no século 21. Toma cuidado para não se desprender da temática principal.
“sentimento de insuficiência e culpa vinda de pessoas negras”
porque? porque essas mortes causam esse sentimento? elas deveriam se sentir culpadas? o que ocasiona isso?
Nesse D2 você fez o fechamento! Parabéns! :)

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Deprende-se (Depreende-se), portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal implemente, por meio de fundos estatais, um programa que leve educação para lugares mais pobre (pobres). Assim, se consolidará uma sociedade mais ponderada, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

OBSERVAÇÕES: Eu encontrei 4 dos 5 elementos necessários para construir uma conclusão completa. Você deveria detalhar mais a ação. Todavia, ela não se conecta com as outras partes do texto. Tome muito cuidado ao desviar da temática. Como a educação poderá extinguir o aumento de homicídios aos jovens?

Estude mais sobre a estrutura da redação, ortografia, gramatica e uso dos conectivos, pois tenho certeza absoluta que na próxima você estará beeem melhor!! :)
Você possui um bom repertório, só precisa saber utilizá-lo adequadamente.



Bom, essa foi minha correção!
Espero, de coração, que ajude em alguma parte do seu aprendizado!!
Se precisar de mim, basta mencionar que tentarei te ajudar
:D
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Por Mascarenhas
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#65822
vitoriaca escreveu:@Mascarenhas, corrigida!
Espero que ajude ;)
Muito Obrigado, me ajudou e muito. Já estou escrevendo outra e corrigindo meus erros.
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