Vários fatores podem contribuir para que esses números cresçam absurdamente, como por exemplo, o início da vida sexual precocimente acaba se tornando uma gatilho para uma gravidez inesperada e lógicamente indesejada.
Nos grandes e pequenos centros rurais sempre foi comum que meninas de 13, 14 anos se casassem com homens mais velhos ou não, o que se transformava em uma série de transtornos futuramente. Com o passar do tempo, se tornou cada vez mais nítido a quantidade significativa de adolescêntes grávidas. A chegada dos anticoncepicionais pouco mudou esse cenário, muitas meninas ainda não sabem até hoje a forma correta de se previnir contra a gravidez e também contra as doenças sexualmente transmissiveis, conhecidad como DTS.
Acredita-se que a religiosidade também possa ter sido um fator nesses números, já que para a igreja católica o uso dos anticoncepicionais podem afetar os planos do criador, fato que lógicamente é infundado. Adolescêntes pobres acabam se tornando mais vulneráveis, de forma que podem acabar se envolvendo com homens mais velhos ou jovens, que após manter relações sexuais sem o uso do preservativo com as mesmas, somem deixando-as muitas vezes grávidas. Consequentemente se tornam mães novas e solteiras.
Em um país onde o aborto ainda é proibido, fica cada dia mais difícil reverter o quadro, enquanto isso mais crianças chegam aos orfanatos todos os anos, mais jovens largam a escola para trabalhar em sinais, praias etc.
A educação sexual, entretanto torna-se extremamente pautável para a diminuição nos casos, no sentindo que, quanto mais crianças e adolescêntes estiverem cientes dos riscos e das consequências menos agirão de forma irresponsável para com si próprio. Os pais também devem ter um papel fundamental no combate a gravidez na adolescência, buscando sempre aprender e ensinar seus filhos a serem conscientes na hora do sexo. O acolhimento da família, amigos e profesores também é essencial, assim evitamos que mais adolescêntes estejam nas ruas ou até mesmo com depressão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada