Avatar do usuário
Por lorennaaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65627
Cansaço, falta de senso coletivo, ansiedade, depressão. Esse é o perfil emocional de grande parte dos trabalhadores, na sociedade contemporânea. O sistema capitalista é selvagem, principalmente, no que diz respeito à exploração trabalhista. No entanto, essa exploração, muitas vezes, não é percebida como tal. Além disso, é visível que a saúde mental do funcionário não é tida como prioridade, podendo chegar a situações extremas, como o suicídio.
O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, mostra a situação dos operários na Revolução Industrial , na qual eles eram submetidos a uma rotina de trabalho exaustiva e enlouquecedora que tinha como o único objetivo o lucro, não se importando com as condições físicas e mentais dos funcionários. O filme apareceu, nos anos 1930, como crítica à organização do trabalho nas indústrias da época, entretanto ainda se mostra bastante atual. Mesmo com horas extras pagas e a falsa relação familiar entre patrão e funcionário. Ainda fica claro que existe uma relação de hierarquia na qual o trabalhador é o mais prejudicado por ser o elo mais fraco da relação.
Ademais, destaca-se o descaso com a saúde psicológica do empregado. Pro empregador não importa muito se o operário está passando por problemas familiares, emocionais , de saúde ou mesmo financeiros. Diante disso começam a aparecer os transtornos como depressão, ansiedade, crise de pânico, dentre outros. E na maioria das vezes não são tratados com profissionais adequados levando a pessoa a tirar a própria vida . Além das cobranças excessivas dos chefes, gerando assim os problemas de saúde e nas relações em casa com a família. Os indivíduos perdem a empatia, já que, como defendia Maquiavel, “os fins justificam os meios” e, muitas vezes, os meios para o sucesso fogem ao senso de coletividade.
Dessa forma, chegamos a conclusão que o cenário do trabalhador desde sempre é problemático. Para que haja melhora nas relações trabalhistas e pessoais, o governo deve intervir, garantindo e ampliando os direitos e benefícios dos trabalhadores, assim como deve fiscalizar o cumprimento desses direitos. Cabe aos órgãos públicos, assim como aos privados, o cuidado com a saúde física e mental do empregado, oferecendo acompanhamento médico e psicológico. É essencial, também, a reflexão por parte da sociedade e a cobrança pelos seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
143 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
86 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
175 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
76 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
32 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
66 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
43 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
63 Exibições
por Walquiria0
Alienação na sociedade moderna
por FranzUltra    - In: Outros temas
0 Respostas 
148 Exibições
por FranzUltra
0 Respostas 
94 Exibições
por maysaasilvaa
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM