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Por Ewellin
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O sistema carcerário brasileiro é comparado a " bomba relógio " prestes a explodir. A superlotação nos presídios em todos os estados da federação, a extrema violência e as condições insalubres as quais os detentos são submetidos indicam que a bomba já explodiu e continua explodindo diariamente.
Essa situação calamitosa não é reflexo somente da crise social brasileira, magnificado pela incapacidade da Justiça Federal brasileira , em lidar com a questão.
Assim, não é necessária a abstração para entender as dificuldades do poder judiciário e dos agentes executivos legislativos envolvidos na gestão penitenciária . Problemas técnicos de natureza afetam na eficiência do sistema.Segundo o ministério da justiça, mais de um terço da população carcerária são detentos provisório , ou seja, que aguardam julgamento. Um valor tão elevado elevado denuncia a grande burocracia dos processos criminais no país e a baixa produtividade dos tribunais, promotoria, defensorias públicas e demais representantes do poder judiciário com grande impacto sobre lotação, condições sanitárias e custos do sistema penitenciário.
Dessarte , a problemática não restringe ao processo ou aos agentes. Um regime de leis brandas chamadas, crimes de colarinho branco irritadas para detentos leves e não violentos explica a democrafia carcerária brasileira. Enquanto as celas estão cheias de detentos oriundos de situações sociais precárias calçados de delitos leves e não violentos que fariam jus às penas ditas alternativas, muitos criminosos aguardam em liberdade se escondendo as brechas da lei.
Entretanto, não obstante do enfrentamento das questões sociais do país a ineficiência da justiça brasileira amplia e condiciona a crise carcerária. A intervenção, portanto, exige, além de outros fatores uma reforma na legislação criminal e o redimensionamento do processo penal, com incentivo de uso de penas alternativas e premiações para agentes produtivos e capazes de promover e implementar avanços tecnológicos . Uma reforma simples mas profunda deve ser levada pelo poder legislativo, nas figuras da Câmara Federal e Senado, mas pelo protagonismo da população exercida por meio de pressão popular sobre representatividade dos seus individuos representantes eleitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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