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Por maiconpgtu
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#64763
O Filme Matilda retrata uma criança que tem uma grande paixão em descobrir coisas novas, sendo considerado pela sua família "tola" que desancoragem ela, porém para não se sentir sozinha ela busca livros na biblioteca para se divertir. Ademais, os desafios que o Brasil com ensino técnico não é diferente do filme com o descaso do governo federal. Logo, pode-se ressaltar que é de grande burocracia a formação desses cursos e sempre de valores alto, sendo assim desconsiderando a população de baixa renda por culpa do ministério da educação.

Em primeiro plano, é visível perceber que o grande impacto que está atualmente sobre a questão do ensino técnico é por culpa do ministério da educação que exige muito dos cidadãos como por exemplo os cursos não serem divulgados pela mídia constantemente e as instituições não oferecerem ótima qualidade de ensino. Imediatamente, a frase do Nelson Mandela "A educação é a única arma para acabar com os conflitos do mundo" sendo claro que a menor parte desses cursos excluem a minoria. Portanto, é de suma importância que a falta de cursos gratuitos para os cidadãos mais pobres é grande sendo considerada que haverá uma grande desigualdade anos seguintes caso isso não mude.

Nesse contexto, muitos dos cursos técnicos que são ofertados anualmente é ineficaz para o combate a desigualdade social no país. Por isso, como Pitágoras disse "Eduquem as crianças para não seja necessário punir os adultos" logo pode-se referir que caso não pensem em melhorar a qualidade de ensino para todos de diferentes âmbitos, seria inútil oferecer esses cursos se não tiverem inscritos o suficiente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Portanto, é inoportuno que esses cursos que são abertos, sejam destinados aqueles tem mais condições econômica que poderia sim desencadear uma série de problemas invés de resolver.

Dessa forma, é importante salientar que esses desafios ainda não foi resolvido por questões burocráticas e desigual para muitos da nação, assim o governo federal junto com o Ministério da Educação devem construir por meio do dinheiro público instituições públicas ao ar livre para ofertar esses cursos técnicos gratuitos com o nome PARQUE DO CONHECER para que a população se beneficiem com essa ajuda do governo para que desempenham um papel fundamental para melhorar o ensino dos moradores com essas mudanças a fim de que haja uma diminuição desigual que procederá uma melhora no desempenho educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por sixthero
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#65357
@maiconpgtu, você havia me marcado para corrigir, amanhã trarei uma correção! :D

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por sixthero
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#65490
Oi, @maiconpgtu! Percebi que sua redação precisa de um número maior de observações, e, nas minhas correções, eu busco sempre explicar os erros de vocês. Como são muitas observações, o tempo de correção pode demorar um pouco. Então, vou deixar para você escolher: você quer a correção com apenas os erros sinalizados ou quer uma correção com os erros explicados? Na segunda opção, o tempo de espera é maior; a primeira opção já está disponível.

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por maiconpgtu
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#65589
@sixthero, Não tem como ser as duas não? mas eu prefiro a segunda mesmo
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Por sixthero
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#65610
a segunda é a primeira + explicação dos erros :lol: tudo bem!

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por sixthero
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#65857
Oi, @maiconpgtu! Aqui está sua correção :D

Legenda:
Erros
Correções
/Sugestões
Inadequações Coesivas
Melhorável
Redundante
Observações Intraparágrafo
Elementos da Proposta
Comentários


O Filme "Matilda" (1) (2) retrata uma criança que tem uma grande paixão em descobrir coisas novas, sendo considerado tola pela sua família "tola" (causou uma certa ambiguidade, parece que você está dizendo que a família é tola), (3) que desancoragem desencoraja (4) ela a desencoraja, porém, (5) para não se sentir sozinha, (6) ela busca livros na biblioteca para se divertir. Ademais (1) Fora da ficção, os desafios que o Brasil enfrenta (7) com o ensino técnico não é são (8) diferente do filme com o , devido ao descaso do governo federal. Logo, pode-se ressaltar que é de grande burocracia a formação desses cursos a burocracia como dificuldade na formação desses cursos e sempre de valores altos (considerei erro de digitação), além de seu custo alto, , sendo assim desconsiderando o qual desconsidera a população de baixa renda por culpa do ministério da educação Ministério da Educação (9).

Erros sinalizados:
(1) e (2):
deve-se usar as aspas sempre que citar uma obra, uma fala de algum pensador...
(3): você está começando uma explicação sobre a família da maltida, uma vírgula deve ser utilizada para isolar a frase. Em termos gramaticais, você começou uma oração subordinada adjetiva explicativa (basicamente, você está explicando algo sobre o sujeito), e essas orações devem ser isoladas do sujeito por vírgula.
desancoragem (4): erro de ortografia, o correto seria desencoraja.
(5) e (6): para não se sentir sozinha é um adjunto adverbial deslocado. o lugar original dos adjuntos adverbiais é o fim da sentença, então, quando ele é deslocado para algum outro lugar, deve ser isolado entre vírgulas.
Ademais (1): inadequação coesiva. o conectivo ademais é utilizado para adicionar uma informação, trazer algo a mais. aqui, você utilizou para estabelecer um paralelo entre o filme e a situação do Brasil, o que não é correto. fora da ficção é um conectivo que estabelece esse paralelo que você quis traçar. outros exemplos são de forma análoga, paralelamente à obra...
(7): falha sintática por ausência de termos. aqui faltou um verbo para ligar bem as ideias.
é (8): você disse os desafios, no plural. o verbo também deveria estar no plural para concordar com o sujeito (os desafios). erro de concordância verbal.
ministério da educação (9): é uma instituição, um órgão de poder no Brasil. as primeiras letras devem ser maiúsculas.

Sobre o parágrafo: algo que notei aqui é que você tem certa dificuldade com as expressões utilizadas, as palavras na verdade não são colocadas numa ordem que facilite o entendimento do leitor. essa observação se repete mais algumas vezes no decorrer do texto. fora isso, não consegui identificar os seus dois argumentos, os dois tópicos que você irá trabalhar em seus desenvolvimentos, isso não é um bom sinal: citar esses argumentos na introdução, ou pelo menos fornecer uma ideia do que você vai trabalhar na redação, é um indicativo do seu projeto de texto, aspecto cobrado fortemente na competência 3. por último, mas não menos importante, você não estabeleceu bem uma conexão entre o repertório e o tema, dificilmente o repertório da matilda seria considerado produtivo nesse caso. de que forma a situação do Brasil é semelhante à do filme? que papel o Governo assumiria? estabeleça uma melhor conexão entre o repertório e o seu ponto de vista. tente seguir esse modelo de introdução:

repertório → inserção do repertório na temática, junto seu ponto de vista → dois argumentos (A1 e A2) a serem trabalhados nos desenvolvimentos → fechamento da introdução (opcional).


Em primeiro plano, é visível possível (10) perceber que o grande impacto que está atualmente sobre a questão do ensino técnico é por culpa do ministério da educação, (11) que exige muito dificulta o acesso dos cidadãos, (12) como, (13) por exemplo, (14) os cursos não serem divulgados pela mídia constantemente e as instituições não oferecerem ótima qualidade de ensino uma vez que, além de as instituições não oferecerem uma boa qualidade de ensino, os cursos não são muito divulgados pela mídia. Imediatamente (2), a frase do Nelson Mandela "A educação é a única arma para acabar com os conflitos do mundo" sendo claro que a menor parte desses cursos excluem a minoria (esse trecho ficou confuso, o repertório não apresentou conexão com a ideia que o segue e a ideia não foi bem colocada). Portanto, é de suma importância (3) notório que a falta de cursos gratuitos para os cidadãos mais pobres é grande, (15) sendo considerada que (esse conectivo na verdade não faz muito sentido) haverá uma grande, o que agravará a desigualdade nos (16) anos seguintes caso isso não mude.

Erros sinalizados:
visível (10):
visível é aquilo que se pode ver, aquilo que se pode notar. usando visível aqui, você disse o mesmo que é possível ver que perceber que o impacto..., essa frase não faz muito sentido. erro por imprecisão vocabular.
(11): mesma situação do desvio (3); você começou uma explicação sobre algo, então deve haver uma vírgula para estabelecer uma separação/pausa entre as ideias.
(12), (13) e (14): situação similar à do erro anterior, expressões que pressuponham o início de uma explicação/exemplificação devem ser isoladas entre vírgulas.
Imediatamente (2): advérbio que expressa modo, um conectivo que diz 'nesse exato momento'. o uso dele não fez sentido aqui. inadequação coesiva.
é de suma importância (3): esse conectivo deve ser utilizado para ressaltar a importãncia de algo, evidenciar o quão necessário algo é... acredito que ele não é adequado aqui.
(15): você fechou um subtópico, pulando para uma possível consequência, outra ideia. uma vírgula é necessária.
(16): aqui faltou uma preposiçãozinha para conectar as duas partes.

Sobre o parágrafo: por não ter apresentado os dois argumentos na introdução, eu acabei vindo sem saber o que esperar exatamente do prágrafo. você troue uma ideia nova e desenvolveu o porquê da culpa recair sobre o MEC, entretanto, houve uma confusão no uso do repertório, o sentido não foi bem estabelecido. o repertório não foi pertinente ao seu ponto, não conseguiu ser produtivo. acredito que a sua dificuldade em agrupar e em utilizar as expressões corretamente acabou dificultando a construção do sentido no seu texto como um todo; para melhorar nesse aspecto, recomendo ler exemplos de redações nota 1000: faça um estudo dos textos, destacando expressões coesivas quevocê pode usar na sua própria redação, pesquise palavras que você não souber o significado e tente aumentar seu vocabulário a partir daí.


Nesse contexto, muitos dos cursos técnicos que são ofertados anualmente é são (17) ineficaz ineficazes (18) para o combate a à (19) desigualdade social no país. Por isso, como Pitágoras disse "Eduquem as crianças para não seja necessário punir os adultos", (20) logo, (21) pode-se referir inferir (22) que, (23) caso não pensem em melhorar a qualidade de ensino para todos de diferentes âmbitos, seria será (24) inútil oferecer esses cursos se não tiverem houver (25) inscritos o suficiente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos (mais uma vez, repertório sem ligação com a ideia colocada). Portanto, é inoportuno que esses cursos que são abertos, (26) sejam destinados aqueles àqueles (27) que (28) tem têm (29) mais condições econômicas, (30) o que poderia sim desencadear uma série de problemas ao (31 )invés de resolver os já existentes.

Erros sinalizados:
é (17):
erro de concordância verbal. você disse muitos dos cursos técnicos, no plural. o verbo também deveria estar no plural para concordar com o sujeito.
ineficaz (18): situação semelhante à do erro anterior. erro de concordância nominal, dessa vez. o adjetivo deve ser flexionado para concordar com o sujeito.
a (19): erro de regência nominal. a palavra combate exige preposição a; como desigualdade é substantivo feminino e exige artigo, a crase aparece. combate a + a desigualdade = combate à desigualdade.
(20): como Pitágoras disse... é uma oração subordinada adverbial causal (foi o sentido que você deu a entender), a sua separação da oração principal deve ser efetuada.
(21): logo, portanto e pois (como conectivo expressando conclusão) devem ser isolados do restante da frase.
referir (22): erro por imprecisão vocabular. referir é fazer referência, falar sobre, tomar algo como foco do seu discurso... o sentido que você quis expressar aqui foi semelhante a deduzir, concluir..., então, inferir é mais correto.
(23): caso não pensem em melhorar a qualidade de ensino para todos de diferentes âmbitos funciona como um adjunto adverbial deslocado, devendo ser isolado entre vírgulas. faltou uma virgula no isolamento.
seria (24): você disse caso não pensem, pensem está no presente do subjuntivo, enquanto o seria está no futuro do pretérito do indicativo; você alternou entre modos e tempos verbais, o que quebrou o paralelismo sintático, o ritmo de leitura.
tiverem (25): erro por escolha de registro. o verbo ter, no sentido de existir, é fator de coloquialidade, da linguagem informal. na redação, apenas a linguagem formal deve ser utilizada.
, (26): você separou sujeito (esses cursos) de verbo (sejam), o que é incorreto gramaticalmente. essa vírgula não deveria estar aí.
aqueles (27): destinado requer preposição a. como o pronome começa com a (aqueles), a crase aparece. destinados a + aqueles = destinados àqueles.
(28): falha sintática por ausência de termos. faltou um que aqui para unir os termos da oração e retomar o sujeito (aqueles).
tem (29): o verbo ter, quando conjugado na terceira pessoa do plural (eles/elas, nesse caso, aqueles), deve receber o acento circunflexo. eles têm.
(30): você terminou uma ideia numa oração, a oração seguinte sendo usada pra citar uma consequência dessa primeira ideia. deveria haver uma vírgula para separá-las.
(31): erro de ortografia. o correto é ao invés.

Sobre o parágrafo: o repertório, novamente, não teve uma boa colocação. ele não foi relacionado corretamente e pareceu um tanto perdido no parágrafo. mesmos problemas ressaltados nos parágrafos anteriores.


Dessa forma, é importante salientar que esses desafios ainda não foi foram (32) resolvido resolvidos (33) por questões burocráticas e desigual desiguais (34) para muitos da nação, assim . Assim (35), (36) o governo federal Governo Federal (37) junto com e o Ministério da Educação (agente) devem construir, (38) por meio do dinheiro público (meio um pouco vago), (39) instituições públicas ao ar livre para ofertar esses cursos técnicos gratuitos com o nome PARQUE DO CONHECER (ação) para que a população se beneficiem beneficie (40) com essa ajuda do governo (efeito) para que desempenham desempenhe (41) um papel fundamental para melhorar o ensino dos moradores com essas mudanças a fim de que haja uma diminuição desigual da desigualdade (42) que procederá uma melhora no desempenho educacional (detalhamento por efeito do efeito).

Erros sinalizados:
foi (32):
você disse desafios, no plural. o verbo também deveria estar no plural para concordar com o sujeito. erro de concordância verbal.
resolvido (33): situação semelhante à do erro anterior, esse complemento deveria estar no plural para concordar com o sujeito desafios. erro de concordância nominal.
desigual (34): situação semelhante à do erro anterior. você disse questões, no plural.
, assim (35): falha sintática por justaposição. aqui, você começou um novo tópico; você fechou o tópico que falava sobre as razões para os desafios não terem sido resolvidos e começou outro para falar sobre sua proposta de intervenção. aqui, o correto seria um ponto final.
(36): Assim, e maior parte dos - senão todos os - conectivos conclusivos, deve ser isolado do restante da frase. faltou uma vírgula aqui.
governo federal (37): erro de ortografia. o Governo Federal é um órgão público, uma instituição que possui muito poder; suas iniciais deveriam ser maiúsculas.
(38) e (39): adjunto adverbial que expressa meio oi deslocado de sua posição original (fim da sentença) para outra. quando isso acontece, oo isolamento é requisitado. duas vírgulas estavam faltando.
beneficiem (40): por mais que expresse um coletivo, população está no singular. o verbo também deveria estar. erro de concordância verbal.
desempenham (41): aqui há dois erros de conjugação. você ainda está se referindo a população, no singular; o verbo deveria estar no singular também. além disso, você está falando de uma ação que pode ocorrer no futuro; você usou um verbo no presente do indicativo, um modo verbal que só serve para indicar eventos que se passam no presente. o modo que consta na correção (desempenhe) é o presente do subjuntivo, que serve para indicar tanto o presente, quanto o futuro.
desigual (42): erro por imprecisão vocabular. uma diminuição desigual não seria necessariamente benéfica para o tema, o sentido passado foi errado. acho que você quis dizer que uma diminuição da desigualdade seria algo bom.


Sobre o parágrafo: a proposta está completa com os cinco elementos. entretanto, sinto que você se perdeu um tanto no parágrafo de conclusão. você inseriu um efeito atrás do outro, praticamente não há pontuação aqui. a leitura acabou ficando atropelada e até um pouco cansativa devido à repetição de termos (para, para, para) e à quantidade de efeitos colocados.

No geral, seu texto possui muitos (42) desvios, 80 na C1. os repertórios utilizados não foram bem relacionados ao tema ou aos seus argumentos, mas você respeitou o tema e o gênero dissertativo-argumentativo, 160 na C2. o desenvolvimento das ideias acabou sendo prejudicado pelos erros gramaticais, já que muitas vezes algumas expressões foram utilizadas incorretamente e o sentido acabou não sendo construído tão bem; o seu texto possui uma direção, apresentando algumas falhas no projeto, 100 na C3. você apresenta conectores inter e intraparágrafos, com inadequações e repetições um tanto constantes, 120 na C4. por último, uma proposta com os cinco elemtnos, apesar dos problemas já citados, 200 na C5.

NOTA
C1: 80
C2: 160
C3: 100
C4: 120
C5: 200
= 660

É isso! Peço desculpas pelo tamanho da correção e pela demora, mas também peço que preste bastante atenção aos erros apontados e explicados, se possível estudando os conteúdos em que seus erros foram mais recorrentes. Aguardo ansiosamente por suas próximas redações! :D

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por maiconpgtu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#65864
@sixthero, só tem uma coisa para você, você é um gênio que merece respeito e com essa correção me sinto privilegiado, acredite. Mesmo pela essa demora, eu te dou parabéns e como disse privilegiado 8-) o tempo tem seu tempo é claro e com esse tempo irei redigir meus estudos quanto na gramática quanto para a redação. Muito obrigado mesmo, espero não ter ocupado seu tempo e espero que na próxima eu te encante :mrgreen:
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Por sixthero
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65897
agradeço o elogio :D bons estudos!

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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