cidadão. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito na questão da
alimentação escolar, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Dessa
forma, observa-se que os impactos da má alimentação escolar refletem um cenário
desafiador para a juventude brasileira, seja em virtude da insuficiência de leis, seja pela
impunidade.
Nessa perspectiva, há a questão da insuficiência de leis, que influi decisivamente na
consolidação do problema. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o
afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, os impactos da má
alimentação escolar, como a desnutrição e a falta de estímulo à aprendizagem, não
encontram o respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução
do problema.
Além disso, os impactos da má alimentação escolar encontram terra fértil na questão
da impunidade. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que "a injustiça num
lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Desse modo,
tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de
insegurança coletiva no que tange à garantia de uma alimentação escolar de qualidade para
a juventude brasileira.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Logo, é necessário
que as famílias, em parceria com a liderança dos bairros, exijam do poder público o
cumprimento do direito constitucional de proteção a essas vítimas. Essa exigência deve se
dar por meio da produção de ofícios e cartas de reclamação coletiva com a descrição de
relatos de pessoas da comunidade que sofrem com esse problema, a serem entregues nas
prefeituras, para que os princípios constitucionais sejam cumpridos. Dessa forma, o Brasil
poderá superar os impactos da má alimentação escolar para a juventude.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada