Diante desse cenário, podemos perceber que o cancelamento ocorre quando alguém ou um grupo decide parar de apoiar uma pessoa ou lugar baseado em atitudes que a maioria dessas pessoas não acham adequadas. Segundo Jean-Jacques Rousseau, “O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe.”, devido a esta afirmação, com o passar do tempo, as pessoas que fazem parte da sociedade começam a criticar o modo em que o homem vive, querendo fazer dele alguém que agrade a toda a população. Sendo assim, a convivência com desconhecidos nas redes sociais reflete no impacto deste cancelamento, podendo gerar uma grande revolta em torno de apenas uma pessoa, que geralmente, não tem a capacidade de se defender perante a todos os comentários alheios.
Além disso, o linchamento virtual é um evento coletivo, em que, na maioria das ocorrências, não são solucionados os problemas recorrentes, como o racismo, o machismo, a homofobia, a xenofobia, entre outros. Nessa nova era digital, estamos presos a um mundo da procura pelo indivíduo ideal, onde ninguém tem o direito de cometer falhas, trazendo para essas pessoas afetadas outros inconvenientes, podendo acabar com a própria saúde mental e gerar prejuízos, tanto sociais quanto financeiros. Por isso, é tão importante procurar ajuda de profissionais capacitados para não conduzir um indivíduo a uma doença psicológica após todo o ocorrido, visto que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23, 9,3% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.
Portanto, essas problemáticas acerca do fenômeno da cultura do cancelamento podem ser resolvidas através de parâmetros legais. Cabe ao Estado brasileiro intervir sobre o comportamento de ataques ofensivos em quaisquer situações de preconceito, seja em um ambiente virtual, seja em um ambiente real, para obter a diminuição de internautas que consideram ter uma autoridade máxima de julgarem o próximo. É preciso organizar campanhas a respeito da importância da empatia sobre os demais cidadãos, para jamais exporem alguém ao ridículo, já que muitos acreditam que a Internet é uma "terra sem lei", o que não é um fato. Divulgar também, sites de denúncias voltados para o cancelamento, como o "Safernet", com o intuito de dialogar civilizadamente de uma forma menos expositiva, incentivando a população ao não apontamento de certos deslizes causados por uma discordância de ideologias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.