Em primeiro lugar, destaca-se a falta de uma disciplinada voltada para a educação sexual na grade curricular das escolas públicas e privadas do território brasileiro. Nesse sentido, tal constatação é comprovada pelo fato de que o Ministério da Saúde distribui gratuitamente métodos contraceptivos para quem deseja evitar uma gravidez indesejada, e mesmo assim nem todos os adolescentes possuem esse conhecimento. Tendo em vista esses aspectos, a falta de uma educação de qualidade e o escasso acesso a informações acerca da sexualidade e meios de se evitar uma gravidez é um problema de saúde pública, visto que colabora para o aumento das gestações, em especial entre jovens de idade escolar.
Ademais, outro fator a discutir é a busca por prazeres imediatos e momentâneos. De acordo com a teoria filosófica denominada "Hedonismo", o prazer é visto como uma busca desesperada para se dar sentido a uma vida ausente de felicidades. Nesse contexto, o hedonismo se faz muito presente na contemporaneidade, sobretudo na vida dos adolescentes, uma vez que primeiro vem o prazer e depois as consequências dele, que são recebidas sem a devida importância. Em suma, os jovens tendem a cair em uma vida de desesperos e prazeres rasos onde o sexo passa a ser momentâneo e os resultados dele são encarados apenas posteriormente, o que leva a uma série de efeitos no qual os indivíduos nessa fase da vida não foram preparados para lidar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Educação em conjuntura com o Ministério da Saúde deve propor a imersão de aulas a respeito da sexualidade nas escolas públicas e privadas do Brasil e a realização de campanhas de divulgações de métodos contraceptivos mediante a implementação de recursos necessários para a ocorrência dessas convenções em todas as instituições escolares brasileiras juntamente com as redes sociais como meio de propagar a informação quanto ao início da vida sexual e as responsabilidades dela - com profissionais da saúde e da educação sexual - afim de gerar uma maior consciência acerca dos perigos e consequências de uma prática não segura do sexo entre os jovens, para que estes estejam aptos para esse período da vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.