Primeiramente, pode-se destacar que devido ao preconceito em relação às doenças mentais, familiares de portadores das mesmas tendem a se envergonhar e acabam por optar pelo isolamento do indivíduo em hospitais de tratamento psiquiátrico, e este, por sua vez, é praticamente esquecido, com raras visitas em sua exclusão vitalícia, na maioria das vezes. Esse isolamento, somado à negligência familiar e de assistência profissional imediata, só causa mais danos à saúde mental do paciente.
Em outro plano, a desinformação sobre as doenças mentais faz com que portadores dessas patologias não busquem por especialistas e tratamentos adequados. Com base em pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde, foi revelado que menos da metade das pessoas que apresentam os primeiros sinais de transtorno procura ajuda médica, por temerem julgamentos e desvalidações. Assim, aumentam ainda mais o índice de brasileiros acometidos por esses distúrbios.
Contudo, é necessário que o Estado, bem como o Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde promovam a informação sobre essas doenças à população, e prestem a devida assistência aos portadores dessas doenças psicopatológicas. Também é importante que ressaltem a necessidade de se procurar ajuda profissional e tratamento imediato, para que o estigma tenha fim. Campanhas publicitárias em veículos de comunicação são uma ótima opção para elucidar o tema e conscientizar a população brasileira. Dessa maneira, a exclusão social será apenas uma triste lembrança.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.