Diante do exposto, deve-se ressaltar o desserviço estatal como um dos principais motivadores do problema. Nesse sentido, a ausência de medidas, políticas públicas e discursos governamentais voltados para essa questão faz com que esse cenário nefasto continue a perdurar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre de forma efetiva sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o acesso à terra, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, pode-se ressaltar os fatores desse revés. Segundo o portal de notícias G1, no Brasil há uma alta concentração de terras nas mãos de grandes fazendeiros e latifundiários. Com efeito, centenas de conflitos por disputa de terras ocorrem a cada ano, deixam dezenas de mortos e um quadro de violência explícito. Lê-se, portanto, como nociva a percepção de que, apenas da letra constitucional de 1988, o país encontra-se tão despreparado para lidar com esse doloroso desafio.
Depreende-se, portanto, a necessidade de eliminar esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado – como agente fornecedor de direitos mínimos – implemente uma reforma agrária eficiente, consistente e justa, por meio de reuniões e discussões governamentais com o fito de eliminar as desigualdades sociais em todo território nacional e combater o impasse de forma precisa e democrática. Desse modo, assegurar-se-ão os direitos garantidos pela Carta Magna como uma realidade próxima e o problema poderá ser uma mazela passada na história brasileira.
@Ashiley
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.