Sob esse viés, vale ressaltar que a desigualdade social atua como promotora desse impasse. O escritor e filósofo brasileiro Eduardo Marinho, dizia que não há competição onde há desigualdade, mas sim covardia. Pensando nisso, é triste o cenário nefasto em que muitas pessoas vivem, uma vez que esses indivíduos não possuem recursos financeiros para construírem moradias que lhes ofereçam recursos básicos, como saneamento, higiene e acesso a água tratada. Com isso, grande percentual dessas pessoas se estabelecem em locais de risco, ou acabam indo morar nas ruas. Sendo assim, verifica-se a necessidade de medidas para conter tais desafios.
Ademais, outro fator problemático é a explicação imobiliária. Em um dos episódios do seriado mexicano, "Chaves", o personagem "Sr. Madruga" é despejado de sua casa pelo proprietário do lugar, por dever 14 meses de aluguel atrasados. Fora da ficção, é fato que o preço de alugueis que não condizem com a realidade de grande parte dos brasileiros se torna um problema, pois muitos desses indivíduos não têm condições de pagar pelos custos que os donos dos imóveis cobram, e por consequência disso, muitos desses indivíduos são despejados de suas residências. Dessa forma, ações se fazem obrigatórias para mudar esse contexto.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações para superar o deficit habitacional no Brasil. Para isso, o Tribunal de Contas da União deve direcionar fundos para prefeituras, que irão converter esse recurso em projetos de auxílio moradia, como construção de casas e ajuda financeiro para pessoas de baixa renda, a fim de reduzir o número de pessoas sem moradia, ou em locais de risco. Além disso, a Secretaria Nacional de habitação deve buscar parceiras com donos de imóveis privados, a fim diminuir o preço dos aluguéis e chegar a um acordo para determinar um preço acessível para todos. Logo, tais ações contribuem para o que foi instituído por Floriano Peixoto seja universalizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.