Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a negligência estatal tem íntima relação com a problemática, visto que, na Constituição Federal afirma que educação é direito de todos e dever do Estado. Todavia, com a situação decadente na infraestrutura e pouquíssimos recursos para o avanço de metodologias pedagógicas contemporâneas, lamentavelmente, os meios para o abandono escolar são mais viáveis do que para o desenvolvimento acadêmico. Nesse sentido, tal indiligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta a execução da Carta Magna brasileira.
Outrossim, o agravamento do impasse está correlacionado com as disparidades sociais. Nessa perspectiva, uma vez que o indivíduo necessita trabalhar com o objetivo de gerar renda complementar para sua família, conciliar os estudos com essa realidade torna-se algo utópico. Consequentemente, o progresso de aprendizado é comprometido e, assim, cresce as incertezas relacionadas ao futuro no mercado de trabalho e abre portas para que o jovem entre na criminalidade. Portanto, urge a necessidade de modificar tal problemática no Brasil.
Em suma, observa-se a indispensabilidade de atenuar os desafios atrelados ao sistema de educação, especificamente, a evasão escolar. Logo, o Tribunal de Contas da União - responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país - deve direcionar verba por meio de impostos federais para as escolas com a finalidade de que haja a reconstrução das instituições de ensino e adaptações nos métodos pedagógicos. Com efeito, espera-se que esse impasse não seja mais um obstáculo na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada