Em primeiro lugar, é importante destacar a nociva persistência do preconceito que poderia ser combatida com uma maior diversidade nas campanhas publicitárias, além de outras ações. Segundo o filósofo francês Voltaire, o preconceito é opinião sem conhecimento. Desse modo, as campanhas publicitárias com seu alcance de público poderiam desmitificar estereótipos, apresentando uma imagem mais real dos negros e das pessoas da comunidade LGBTQIA+, por exemplo, trazendo um maior conhecimento a respeito desses grupos para a população.
Como consequência desse preconceito, há falta de inclusão social em relação às pessoas afetadas. Segundo o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, são direitos sociais inerentes ao cidadão a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, etc. Porém, muitas pessoas são privadas desses direitos pelo fato de apresentarem cor de pele e/ou orientação sexual, por exemplo, que são discriminadas na sociedade. Assim, fica evidente a nocividade da falta de inclusão social.
Evidencia-se, portanto, que os problemas gerados pelo preconceito na sociedade, algo que poderia ser combatido por uma maior representatividade na publicidade, mas não só por ela. Por isso, faz-se necessário que marcas renomadas entrem no combate contra o preconceito e falta de inclusão social por meio de uma maior representatividade em suas campanhas publicitárias. Desse modo, também deve haver ação estatal para resolução desses problemas. Assim, o Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Educação deve estruturar um plano que inclua campanhas que tratem do assunto, além de políticas públicas que deem suporte e garantam a inclusão das pessoas afetadas por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essas medidas, combater a descriminação e suas consequências que assolam a sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.