O Cancelamento é baseado em uma espécie de punição, para quem se comporta de forma oposta à opinião da maioria. Porém, essas pessoas nem sempre são coerentes e justas, algumas se preocupam mais com a opinião do que com o bem da sociedade. E o cancelado muitas vezes é obrigado a mudar seu comportamento e forma de agir, para assim, ser aceito novamente.
Um caso muito conhecido, foi o do Big Brother Brasil edição 21, com a artista Karol Conká, que entrou no programa sendo uma das favoritas como artista e pessoa. Entretanto, com o passar dos dias, mostrou ser uma pessoa totalmente diferente, dizendo e agindo de forma absurda, oprimindo e praticando diversos tipos de preconceitos e discriminação com outros participantes da casa. Entre suas ações, podemos citar a prática de Xenofobia e exclusão social dos participantes Lucas Penteado e Juliette Freire, esta última, inclusive, sofreu os mais diversos tipos de opressões, e apesar de tudo, ganhou o programa. E não se sabe como está realmente a relação entre ela e a cancelada Karol Conká. E essas atitudes levaram Karol ao cancelamento, e até hoje, não se restabeleceu totalmente, ainda sendo muito criticada e rejeitada por suas atitudes e sua mudança de caráter sem sucesso.
Em virtude do que foi mencionado, podemos também concluir que o cancelamento, além de contribuir no combate à vários tipos de preconceitos e problemas sociais, mostrando assim o lado bom de a internet alcançar aos mais variados tipos de comunidades e pessoas, também faz com que as pessoas se auto nomeiem juízes, capazes de julgar os atos alheios, e aplicar a punição, a qual nem sempre resolve o problema, algumas vezes resultam na criação de outros, como até abertura de processos contra pessoas que ameaçam os cancelados, de agressão e morte. É preciso impor limites da mesma forma, jeito e força que se impõe o cancelamento sobre o ser humano imperfeito e defeituoso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada