A princípio, é indubitável que a negligência estatal agrava o revés. Sob essa análise, o conceito de Instituição Zumbi - desenvolvido pelo sociólogo polonês Zigmunt Bauman - pode ser aplicado, visto que as autoridades perdem sua função de garantir a segurança pública quando ignora as atrocidades que ocorrem em ambiente familiar. Sendo assim, é preciso dar mais atenção a esses casos, assegurando a integridade do corpo social.
Consequentemente, uma parcela da população ainda hesita em denunciar casos de agressão, uma vez que a denúncia nem sempre é levada adiante. Sob esse viés, a Constituição Federal de 1988 garante a segurança como direito social, entretanto, percebe-se que tal direito deixa de ser assegurado no momento em que a população não se sente segura em contatar as autoridades pois é amedrontada pela incerteza da eficácia de sua queixa.
Dessa forma, é preciso amenizar os desafios atrelados à violência doméstica no Brasil. Portanto, urge que o Poder Judiciário, dada a sua função de garantir o cumprimento das leis nacionais, por meio de campanhas que visem garantir ao corpo social os seus devidos direitos, certifique-se de que as delegacias não negligenciem os boletins de ocorrência relacionados à casos de agressão. Desse modo, a situação vivida por Celeste em Big Little Lies deixará de ser realidade em muitos lares brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.