Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65384
Exercícios fáceis: exercicios-faceis-de-interpretacao-de-t ... tml#p54437
Exercícios médios: exercicios-medios-de-interpretacao-de-t ... tml#p57678
Exercícios médios para difíceis: post65460.html#p65460
Exercícios difíceis: posting.php?mode=edit&f=6&p=57929

Questão 01
Após a treta entre Gil e Pocah no BBB21, na madrugada desta terça-feira (16/2), uma dúvida tomou conta dos internautas: o significado da palavra basculho. O termo foi usado pelo pernambucano durante a discussão com a funkeira sobre o Jogo da Discórdia liderado pelo apresentador Tiago Leifert.
“Eu não vim do lixo para perder para basculho não, meu amor”, declarou Gilberto. “O que que é basculho?”, questionou Pocah. “Não importa”, encerrou o economista. Depois do diálogo, a palavra foi parar no topo da lista de assuntos mais comentados do Twitter, graças à curiosidade dos internautas.
De acordo com a versão on-line do dicionário Houaiss, a palavra basculho pode ser usada de forma pejorativa para designar uma “mulher de mau aspecto”, entre outros significados. Após a polêmica, alguns internautas pernambucanos garantem que o termo é usado regionalmente para tratar de “restos, lixos ou algo que se jogue fora”.
<https://www.metropoles.com/entretenimen ... l-no-bbb21> Acesso em 16/02/2021
A situação revela uma diferença de:
e) Classe social entre os participantes.
b) Cultura entre estados.
c) Grau de escolaridade entre os participantes.
d) Linguagem entre regiões.
e) Nível de vocabulário entre os participantes.

Questão 02
A noite de 19 de maio de 1986 representa um marco na aviação e na ufologia brasileiras. Há 35 anos, acontecia o que ficou conhecida como a "noite oficial dos óvnis", ou "a noite dos discos voadores", quando objetos luminosos foram flagrados voando em diversas rotas aéreas.
Os registros da época feitos pela Aeronáutica revelam que esse fenômeno ocorreu em São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná. Como não se sabe até hoje o que eram esses objetos, eles foram classificados como óvnis (objetos voadores não identificados).
Uma das coisas mais espantosas, segundo relatos, era que sempre que um avião se aproximava, as luzes fugiam. Os objetos chegavam a atingir velocidades superiores à do som, e voavam em zigue-zague, algo praticamente impossível a altas velocidades.
Além da sólida documentação e do grande número de testemunhos, houve registro nos radares. Apenas objetos sólidos e de um certo tamanho são captados por esses sistemas, o que torna todo o mistério envolvendo essas luzes mais impressionante.
<https://economia.uol.com.br/todos-a-bor ... 5-anos.htm> Acesso em 31/05/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A existência das luzes é questionada devido à impossibilidade do movimento em zigue-zague a altas velocidades.
b) A noite de 19 de maio de 1986 evidenciou a interconectividade entre a aviação e a ufologia.
c) A “noite oficial dos óvnis” foi, no Brasil, uma das mais impressionantes aparições de objetos voadores não identificados.
d) A veracidade “noite dos discos voadores” é atestada por documentos oficiais e por milhares de testemunhos.
e) Os radares captaram objetos sólidos cuja dimensão é desconhecida.

Questão 02
Aos 116 anos, Lucile Randon, que assumiu o nome de Irmã André em 1944, apresentou resultado positivo para coronavírus em 16 de janeiro, mas não apresentou sintomas. Ela disse à imprensa local: "não percebi que eu tinha (covid)".
(...)
Irmã André se isolou de outros residentes em sua casa de repouso em Toulon, sul da França, mas agora é considerada totalmente recuperada.
Ela, que é uma pessoa com deficiência visual e usa uma cadeira de rodas, vai comemorar seu aniversário na quinta-feira (11). Desta vez, no entanto, a comemoração será com um grupo menor de residentes do que o normal.
<shorturl.at/kmqB3> Acesso em 15/02/2021 (adaptado)
O texto:
a) Celebra a chegada do próximo aniversário de uma das pessoas mais idosas do mundo.
b) Descreve o dia a dia da irmã André em uma casa de repouso em Toulon.
c) Informa sobre a contaminação por coronavírus em idades extremamente avançadas.
d) Narra eventos da vida de Lucile Randon, que recentemente adoeceu de forma assintomática.
e) Noticia que uma freira sobreviveu à covid-19 dias antes de completar 117 anos.

Questão 03
Nunca é tarde para se corrigir.
No dia em que completa seu centenário, a Folha corrige um erro escrito há 100 anos, na edição inaugural do jornal.
Ei-lo: Diferentemente do publicado em 19 de fevereiro de 1921, o nome do pintor francês com obras de “nyhmphas” no Museu do Louvre é William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), não Bouguerean.
<https://economia.uol.com.br/todos-a-bor ... ntigos.htm> Acesso em 03/04/2021
A correção revela uma tentativa do jornal de:
a) Analisar um acontecimento do passado sob uma perspectiva do presente.
b) Apagar sua história, marcada por equívocos.
c) Demonstrar seu compromisso com a verdade.
d) Evitar que um texto antigo desinforme leitores atuais.
e) Exaltar sua trajetória de destaque no jornalismo.

Questão 04
Marie McCreadie tinha 12 anos quando sua família se mudou de Londres para Wollongong, ao sul de Sydney, na Austrália. Tudo ia bem na nova vida no que viam como "um paraíso", até uma fatídica manhã, cerca de um anos depois.
"Acordei com uma forte dor de garganta e um forte resfriado", contou Marie ao programa Outlook, da BBC. "Dias depois, virou uma bronquite. Passei uma semana bem mal, com febre. Depois fui melhorando, a infecção no peito foi embora, a febre também. Mas quando estava boa de novo, seis semanas depois, minha voz tinha sumido".
(...)
"Era muito frustrante. Quando discutia com alguém, não conseguia passar meu ponto de vista. A pessoa simplesmente virava as costas e ia embora. O que eu queria era gritar na cara dela, mas não podia. Tinha que absorver essa frustração. Eu tinha muita raiva dentro de mim".
(...)
Mas uma grande surpresa ainda estava por vir. Quando estava com 25 anos de idade, um belo dia, no trabalho, ela começou a passar mal.
"Eu não estava bem. Comecei a tossir. Fui ao banheiro e comecei a cuspir sangue. Fiquei apavorada. Achei que estava morrendo. Parecia que tinha alguma coisa se mexendo no fundo da garganta. Achei que estivesse cuspindo pedaços de mim. A telefonista chamou uma ambulância e fui levada a um hospital. Ali, detectaram um caroço na minha garganta".
"Me deram anestesia e retiraram esse caroço. Quando limparam ele, viram que era uma moeda, de 3 centavos de dólar australiano. Uma moeda que saiu de circulação em meados dos anos 1960. Não faço ideia de como ela chegou ali. Foi um choque. Foi diferente do choque da primeira vez, quando não pude falar. Dessa vez foi, 'Não, peraí, não é possível!'".
A hipótese mais provável é de que ela engoliu a pequena moeda, de 16 mm de diâmetro, sem querer. Pode ter sido uma moeda da sorte colocada num bolo de Natal, como é tradição em alguns países. Ou uma moeda perdida em uma lata ou garrafa de bebida. O fato é que essa moeda ficou presa entre as cordas vocais de Marie por 12 anos. Isso impedia que elas vibrassem ou produzissem qualquer som.
<https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... depois.htm> Acesso em 30/05/2021 (adaptado)
Segundo o texto, Marie:
a) Descobriu um caroço em sua garganta aos 12 anos.
b) Era incapaz de comunicar-se verbalmente devido a questões psicológicas.
c) Passou por uma mudança drástica em sua vida depois de engolir uma moeda.
d) Perdeu a habilidade de falar em decorrência de uma bronquite.
e) Teve uma doença que comprometeu o funcionamento das suas cordas vocais.

Questão 05
Não adianta pensar que você decide totalmente sobre o que come. Muitas das escolhas alimentares acontecem sem que percebamos e sofrem influências biológicas, econômicas, comportamentais, culturais e sociais.
Quanto a estas últimas, as questões sociais, pouca atenção tem sido dada nas pesquisas científicas. No entanto, um estudo do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), publicado recentemente na revista Nature Human Behavior, indica que nossas escolhas alimentares são muito semelhantes às dos nossos colegas de trabalho, de modo que as pessoas com quem comemos podem ser tão importantes quanto os alimentos que consumimos.
As pesquisas anteriores sobre a influência social das escolhas alimentares, em geral, são experimentos que acontecem em ambientes altamente controlados. Já esta pesquisa analisou dados de 6.000 funcionários do Hospital Geral de Massachusetts com diferentes faixas etárias e níveis socioeconômicos e que compravam refeições juntos no local de trabalho durante os anos de 2015 e 2016.
O objetivo foi investigar a influência social dos colegas de trabalho nas escolhas alimentares saudáveis. Para isso, os alimentos vendidos nos sete refeitórios do hospital foram classificados a partir de uma rotulagem de "semáforos" em saudáveis (verdes), menos saudáveis (amarelos) e não saudáveis (vermelhos).
Essa rotulagem contribuiu para os pesquisadores observarem semelhanças e diferenças nas escolhas alimentares das pessoas. Além disso, os funcionários do hospital usavam cartões de identificação para realizar compras nos refeitórios, tornando possível a coleta de dados sobre compras específicas de alimentos, horários e local.
Como a intenção era entender a influência social das escolhas alimentares, os pesquisadores deduziram os círculos sociais dos participantes ao examinar o intervalo de tempo em que duas pessoas compravam comida, com que frequência essas duas pessoas comiam ao mesmo tempo e se elas visitavam lanchonetes diferentes juntas.
Isso porque eles consideraram que duas pessoas que realizam compras com pouco tempo de diferença (2 minutos, por exemplo), têm maior probabilidade de se conhecerem do que aquelas que compram com intervalos de tempo maiores.
Os pesquisadores queriam determinar se as relações sociais influenciam as escolhas e o comportamento alimentares, ou se, na verdade, as pessoas com estilos de vida e gostos semelhantes tendem a se tornar amigas e comerem juntas.
Tendo como base os dados de 3.771.714 encontros entre duplas de funcionários, os resultados sugeriram que as pessoas que iam juntas ao refeitório tendiam a fazer escolhas alimentares parecidas. Ou seja, participantes que compravam alimentos considerados não saudáveis pareciam influenciar seus colegas de trabalho a escolherem o mesmo tipo de alimento, o que também valeu para os alimentos saudáveis.
<https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/ ... estudo.htm> Acesso em 29/05/2021
A pesquisa concluiu que:
a) As escolhas alimentares são resultantes de uma combinação aleatória de fatores.
b) As relações sociais são a principal influência sofrida pelos hábitos alimentares.
c) Em razão de afinidade, amigos tendem a fazer refeições sempre idênticas.
d) Existe entre colegas de trabalho uma pressão que os induz a consumir determinados alimentos.
e) Pessoas que vão juntas ao refeitório tomam decisões similares em relação à alimentação.

Questão 06
Eleita seis vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo pela Fifa, Marta Silva completa 35 anos nesta sexta-feira (19) e coleciona closes e momentos de inspiração para aqueles que amam o esporte e também para os que se importam com a igualdade de gênero.
Dentro do campo, a atleta de Alagoas é um dos maiores ícones da história; levou o título da Fifa em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Em 2019, na Copa do Mundo, cativou ainda mais os torcedores da seleção brasileira feminina ao comemorar um gol mostrando um símbolo de igualdade entre homens e mulheres na chuteira. Isso porque, fora das quatro linhas, ela também é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres. Ah, e no mesmo torneio, causou furor ao usar um batom escuro que não saiu por nada da boca.
<https://www.uol.com.br/universa/noticia ... 5-anos.htm> Acesso em 04/04/2021
Segundo o texto, Marta:
a) Causou polêmica devido a uma comemoração na Copa do Mundo de 2019.
b) É uma referência para os que desejam a paridade entre homens e mulheres.
c) Foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo por seis anos seguidos.
d) Mudou radicalmente o futebol feminino no Brasil, trazendo grande justiça social ao esporte.
e) Usou um batom escuro para simbolizar a luta por igualdade de gênero.

Questão 07
Cachorros azulados foram fotografados nas ruas da cidade de Dzerzhinsk, a 370 km da capital Moscou (Rússia). A cor diferente despertou curiosidade nas redes e preocupação de ativistas e autoridades com as causas do fenômeno. Tudo começou na semana passada, quando curiosas imagens de cães de rua com pelo azul começaram a circular na VK, uma rede social russa.
(...)
Existe uma explicação científica para isso.
Na região da Rússia, onde as fotos foram tiradas há uma fábrica abandonada de polímeros. Segundo Andrey Mislivets, antigo gerente da fábrica ouvido pela imprensa russa, o local abrigava diversos compostos químicos utilizados na fabricação dos polímeros, como o ácido cianídrico e também o sulfato de cobre.
A empresa decretou falência em 2015 e alguns dos produtos foram deixados na instalação.
No passado, o vazamento de compostos químicos na região já havia causado algo semelhante, como informou Andrey Mislivets à agência de notícias russa "RIA Novosti". "Possivelmente os cães acharam restos de sulfato de cobre e rolaram sobre o produto. Eles devem ter encontrado por aí. Não há controle nenhum".
O ácido cianídrico e o sulfato de cobre são conhecidos na indústria química por suas características altamente tóxicas, além da alta reatividade química do ácido e da coloração azulada do sal de cobre — o sulfato de cobre (II).
É bom lembrar sobre o perigo do ácido cianídrico: no passado, o composto já foi utilizado em conflitos como arma química.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... da-bom.htm> Acesso em 22/02/2021 (adaptado)
O texto:
a) Critica a empresa à qual pertenciam os produtos tóxicos.
b) Defende que haja cuidado em relação à saúde canina.
c) Detalha as propriedades do ácido cianídrico e do sulfato de cobre.
d) Explica a causa do fenômeno observado em Moscou.
e) Lamenta o uso inconsequente de compostos químicos.

Questão 08
Uma realidade virtual: correr, lutar, traçar estratégias, vencer desafios, dançar. Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades que o videogame proporciona aos jogadores. Embora seja apenas uma diversão para a maioria das pessoas, quando há moderação, os jogos atuam como estimulantes e trazem benefícios para a saúde. Isso é o que mostra um estudo publicado em 2018 no periódico Frontiers in Psychology e conduzido por pesquisadores da University of Milan Bicocca, na Itália. Os resultados revelaram que jovens saudáveis que jogam videogame com certa frequência podem melhorar as habilidades cognitivas, aumentar a capacidade e velocidade de processamento, tempo de reação, agilidade, entre outros. Os autores também destacaram que até as emoções têm impacto positivo no mundo virtual.
De acordo com os especialistas ouvidos por VivaBem, jogar videogame exige, sobretudo, habilidades motoras e de atenção estratégica, que são importantes até para o desenvolvimento cognitivo das crianças. "Existem benefícios, mas tudo que é bom em excesso, às vezes, fica ruim", alerta o neurologista Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.
<https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... xcesso.htm> Acesso em 19/02/2021
O texto:
a) Contrasta aspectos positivos e negativos de jogar.
b) Critica os limites impostos às atividades lúdicas.
c) Defende o uso da tecnologia para o aprimoramento da cognição infantil.
d) Descreve vários recursos divertidos dos jogos eletrônicos.
e) Lista benefícios de jogar videogame com moderação.

Questão 10
O Palácio de Buckingham informou que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, não retornarão como membros ativos da família real britânica.
Com a decisão, tomada após uma conversa de Harry com a avó, rainha Elizabeth, o casal terá que devolver alguns títulos honorários e responsabilidades com instituições da nobreza.
<https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ ... a-real.htm> Acesso em 01/04/2021
A atitude do casal caracteriza-se, principalmente, pelo(a):
a) Apoio ao liberalismo.
b) Desrespeito a valores morais.
c) Repúdio ao conservadorismo.
d) Rompimento de tradições.
e) Valorização da privacidade.

Questão 11
A acidificação dos oceanos terá diferentes efeitos em diferentes plantas e animais marinhos. Muitas ervas marinhas e algas que dependem de CO2 para produzir energia podem se beneficiar do alto CO2 do oceano. No entanto, outros organismos marinhos terão mais dificuldade em sobreviver em um oceano mais ácido, particularmente aqueles com conchas e esqueletos delicados, que podem se dissolver mais facilmente quando a água do mar se torna mais corrosiva.
<https://www.istoedinheiro.com.br/poluic ... -marinhos/> Acesso em 12/02/2021 (adaptado)
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A alteração é prejudicial a todos os seres vivos, mas os afeta em diferentes níveis.
b) Conchas e esqueletos delicados terão mais chance de sofrerem corrosão.
c) O aumento da acidez é benéfico a ervas marinhas e algas que não dependem do gás carbônico.
d) O fenômeno descrito atinge uniformemente a vida marinha.
e) Trata-se de um evento natural, que promoverá a seleção dos indivíduos mais adaptados.

Questão 12
A doutora Sima Ferman, chefe da Seção de Pediatria do Inca, disse à Agência Brasil que o câncer infantil constitui hoje um problema de saúde pública, porque é a principal causa de morte em crianças. "Por essa razão, tem que ser dado todo um cuidado até porque o câncer infantil, por outro lado, hoje em dia, é uma doença curável". A médica esclareceu que se a criança chega a um centro de tratamento especializado no momento apropriado, ela tem "uma chance enorme" de ficar curada.
<shorturl.at/iuzEJ> Acesso em 16/02/2020
O texto destaca que a superação do câncer infantil envolve:
a) Diagnóstico precoce.
b) Estudos científicos.
c) Investimentos públicos.
d) Prevenção eficiente.
e) Tratamentos inovadores.

Questão 13
Em 1991, quando Sergei Krikalev deixou sua terra natal, morava em uma cidade chamada Leningrado e era cidadão de um um megaestado composto por quinze países. Foi enviado para passar cinco meses fora. No meio da viagem, porém, a organização que o enviou deixou de existir. Leningrado voltou a ser São Petersburgo; seu país, a União Soviética (URSS), se desfez em várias repúblicas independentes e Krikalev foi avisado de que não tinham como financiar sua viagem de volta.
Não seria lá grande problema algum atraso, se Sergei Krikalev estivesse em alguma acomodação adequada pelo globo terrestre. Não estava. O cosmonauta soviético estava a 350 quilômetros do planeta, na órbita da Terra, a bordo da estação espacial Mir. Atraso, por sinal, não é sequer a palavra certa: a viagem de cinco meses dobrou de duração, estendendo-se por dez.
<shorturl.at/nBEI5> Acesso em 15/02/2021
O texto relaciona:
a) Um acontecimento histórico a uma experiência inusitada.
b) Uma ideologia política à corrida espacial.
c) Um conflito diplomático a uma ambição pessoal.
d) Um contexto social a uma violação de direitos.
e) Um problema econômico aos investimentos em ciência.


Gabarito:


01. d)

02. c)

03. e)

04. c)

05. c)

06. e)

07. b)

08. d)

09. e)

10. d)

11. b)

12. a)

13. a)


Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
199 Exibições
por caio452
0 Respostas 
591 Exibições
por letipk
0 Respostas 
55 Exibições
por Cris20K
1 Respostas 
692 Exibições
por Iagototy
1 Respostas 
267 Exibições
por Felipe082
Exclusão de texto URGENTE
por isabelem    - In: Atendimento
0 Respostas 
148 Exibições
por isabelem
Modelo de redação
por Jhenyffer    - In: Outros temas
0 Respostas 
1390 Exibições
por Jhenyffer
14 Respostas 
438 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
100 Exibições
por Boreal7867
2 Respostas 
41 Exibições
por Hannylopes14

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM