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Por DaraMellissa
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Segundo a Constituição Federal brasileira, todos têm direito à educação. Entretanto, a literatura no meio infantil tem sido afetada, uma vez que a desigualdade social e a falta de acompanhamento dificulta esse desenvolvimento.
Desde que o ser humano desenvolveu a capacidade de pensar, a literatura tornou- se algo indispensável. Porém, a desigualdade existente na sociedade brasileira impossibilita uma grade parcela da população, principalmente para as crianças , desfrutar de tal privilégio, que pode ser caracterizado pela ausência de material de leitura.
Além disso, a falta de acompanhamento é um fator relevante uma vez que a criança possui o material, mas a ausência de familiares ou profissionais que apresente, dê a ela as instruções necessárias e que a acompanhe continuamente acaba se tornando um empecilho para o início da sua jornada literária.
Portanto, diante do que foi apresentado é possível perceber que a literatura no meio infantil é um problema a ser solucionado. Logo, cabe ao Governo do Estado por meio do Ministério da Educação iniciar projetos que tenham como intuito incentivar a literatura para crianças por meio de entrega de livros e ter o acompanhamento através de profissionais a fim de garantir a aprendizagem e o início da literatura na formação infantil, e desta forma cumprir o que está escrito na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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