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Por Laura1906
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Se estendendo por nove países, incluindo o Brasil e sendo conhecida como o pulmão do mundo, a floresta amazônica abriga a maior biodiversidade do planeta, incluindo quarenta mil espécies de plantas e mil e trezentas espécies de aves. No entanto, nos últimos anos, a floresta tem sido devastada pelo desmatamento, com a intenção de ser usada como uma região para o cultivo de pecuária e agropecuária.
A falta de fiscalização do governo em relação a floresta, faz com que as terras sejam facilmente invadidas para a criação de grandes empresas, afetando a fauna e flora, causando até mesmo as chances de aumento de extinção de algumas espécies que vivem na Amazônia, como o tamanduá bandeira, que é importante ao ecossistema por controlar insetos. Ao prejudicar as vidas de animais e plantas na floresta, os seres humanos também acabam prejudicados, indiretamente, incluindo os povos indígenas que vivem na região.
“Os seringueiros, os índios, os ribeirinhos há mais de 100 anos ocupam a floresta. Nunca a ameaçaram. Quem a ameaça são os projetos agropecuários, os grandes madeireiros e as hidrelétricas com suas inundações criminosas.” A frase do sindicalista Chico Mendes revela que muitos grupos sempre conviveram em harmonia com a floresta. Com o desmatamento, é tirado o lar e sustento de diversas pessoas, especialmente diversos grupos indígenas, que tem a floresta como um patrimônio e que a torna ligado às suas etnias.
Levando-se em consideração esses aspectos, a justiça brasileira precisa ser mais rígida ao punir empresários que invadem a floresta para realizar cultivos. O ministério do meio ambiente em parceria com o exército brasileiro, deve aumentar a fiscalização para que ocorram dia e noite, em todas as regiões em que a floresta amazônica pertence e assim evitar invasões. Também é necessário que a FUNAI junto com o governo, reivindique as terras indígenas, para que suas terras não sejam invadidas e usada como um interesse de propriedades privadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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