A educação domiciliar ou sistema remoto de ensino é um "divisor de águas" no Brasil, embora já seja adotada em outros países do mundo como: Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América, onde as temperaturas são extremamente baixas no inverno e as frequentes tempestades de neve cobrem as estradas, enquanto que, em território brasileiro, o resfriamento não é tão significativo, podendo-se observar essa queda apenas nos Estados da Região Sul.
Entretanto, devido ao cenário atual, foi necessário recorrer a essa modalidade de escolarização que, de acordo com telejornais e veículos tecnológicos teve baixa adesão: aproximadamente 17% dos estudantes obtiveram acesso eficiente às plataformas digitais, enquanto os outros 83% precisaram entregar as atividades escolares em apostilas impressas que nem sempre chegam num prazo razoável, fazendo com que a evasão escolar aumentasse bastante ao longo do ano passado.
Esse é o fator negativo da situação, pois o conhecimento é a maior arma a ser usada contra a ignorância e o senso comum e somente pode ser adquirido com excelentes livros e professores, os quais desempenharão o papel de mediadores entre saberes a priori (antes da experiência) e a posteriori (depois da experiência) dos estudantes, auxiliando-os no processo de aprendizagem individual.
Sendo assim, seria interessante fornecer um ambiente escolar mais agradável e seguro para os alunos, assim que todas as pessoas da população mundial forem vacinadas, inclusive os mais jovens e as crianças, manter ativos programas inclusivos como o "Jovem Aprendiz" e estruturar melhor projetos de inclusão digital em periferias e áreas rural e ribeirinhas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.