É de fundamental importância que todos os habitantes do mundo usem máscaras nessa pandemia do Coranavirus 19. Mas é de conhecimento geral que nem todos as pessoas a utilizam .
O usufruto da máscara permite que não sejamos contagiados pelo vírus, já que este nos infecta pela via respiratória do corpo humano, as narinas e a boca, invadindo nosso organismo destruindo os órgãos responsáveis de realizar a respiração celular. Dependendo do grau de contaminação viral, o paciente pode vir à óbito, se recuperar plenamente ou carregar sequelas por toda uma vida.
Dentre as inúmeros motivos que as pessoas tentam justificar o não uso da máscara , o fato do incômodo impertinente no rosto é uma das mais variadas explicações concedidos aos responsáveis pela fiscalização . Outro fator existente para a recusa da utilização do equipamento é a desinformação quanto ao benefício que pode prover ao seu usuário visto que , a peça impede que o vírus de uma pessoa contaminada passe para uma pessoa não contagiada ficando assim ,alojado no pano , como explica o estudo realizado na Universidade de Oxford, Estados Unidos.
Todavia, podemos solucionar esses problemas com a conscientização das pessoas em relação ao uso da máscara, cabendo ao governo e o Ministério da Saúde promover campanhas de ensino sobre a utilização da máscara nos meios tele comunicativos seja eles a televisão, rádio, nas redes sociais. Outra possibilidade de promover incentivo ao uso, seria uma punição em valor monetário a quem quisesse frequentar espaços públicos sem máscara.
Como diz o escritor e político chileno Pablo Neruda, somos livres para escolher o que quisermos, mas somos prisioneiros das consequências, quando optamos por não usar máscaras para desacelerar o espalhamento do vírus, temos que nos responsabilizarmos por acontecimentos consequentes das nossas ações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada