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Por Ilana23
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"Facebook é mais apavorante máquina de espionagem já inventada". Essa frase do ativista australiano Julian Assange, deixa claro como as redes sociais dão apenas uma ilusão de liberdade, já que na verdade, o controle de dados na internet manipula o comportamento dos usuários, influenciado suas escolhas. Essa realidade é um desafio no qual deve ser resolvido em conjunto, sociedade e autoridades.
Em primeiro plano, deve-se ser analisado a falta de senso crítico da sociedade, visto que é um dos fatores que intensificam a vulnerabilidade em relação à manipulação por meio virtual. Através do controle de dados, as plataformas onlines conseguem influenciar comportamentos, desde a escolha de um filme a opinião política. Devido a isso é necessária a capacidade do indivíduo de não ser induzido a produzir ou consumir algum tipo de conteúdo sem estar devidamente consciente de suas ações e longe da alienação.
Em segundo plano, vale destacar também, a importância do conhecimento tecnológico e do funcionamento dos algoritmos e controles de dados pela internet, para que então, a população consiga utilizar adequadamente o ambiente virtual, sem que seja enganada ou manipulada.
Portanto, é de suma necessidade que esse assunto seja de vez esclarecido para que o problema se encerre. Com essa finalidade, deve se tornar viável aulas de informática nas escolas, nos quais profissionais capacitados ensinem como utilizar a tecnologia de forma ideal, explicando o funcionamento do mesmo. Também é preciso que seja feito um maior incentivo por parte do governo a leitura e a debates, através de campanhas e discussões virtuais e presenciais, para que as crianças e jovens tenham, desde cedo, pensamentos autônomo e sendo crítico, diminuindo as chances de serem manipulados virtualmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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