Em primeiro plano, deve-se ser analisado a falta de senso crítico da sociedade, visto que é um dos fatores que intensificam a vulnerabilidade em relação à manipulação por meio virtual. Através do controle de dados, as plataformas onlines conseguem influenciar comportamentos, desde a escolha de um filme a opinião política. Devido a isso é necessária a capacidade do indivíduo de não ser induzido a produzir ou consumir algum tipo de conteúdo sem estar devidamente consciente de suas ações e longe da alienação.
Em segundo plano, vale destacar também, a importância do conhecimento tecnológico e do funcionamento dos algoritmos e controles de dados pela internet, para que então, a população consiga utilizar adequadamente o ambiente virtual, sem que seja enganada ou manipulada.
Portanto, é de suma necessidade que esse assunto seja de vez esclarecido para que o problema se encerre. Com essa finalidade, deve se tornar viável aulas de informática nas escolas, nos quais profissionais capacitados ensinem como utilizar a tecnologia de forma ideal, explicando o funcionamento do mesmo. Também é preciso que seja feito um maior incentivo por parte do governo a leitura e a debates, através de campanhas e discussões virtuais e presenciais, para que as crianças e jovens tenham, desde cedo, pensamentos autônomo e sendo crítico, diminuindo as chances de serem manipulados virtualmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.