Em primeira análise, é primordial ressaltar que os cidadãos devem estar sempre informados e instruídos sobre a aplicabilidade da ciência, porque isso pode evitar eventos catastróficos. Nesse raciocínio, pode-se citar como exemplo a Revolta da Vacina que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1904, devido a uma lei que impôs a obrigatoriedade da vacina contra a febre amarela e a varíola, a qual causou medo e desconfiança e instigou os populares a cometerem uma série de conflitos e vandalizações. Esses sentimentos de receio podem ser explicados, em parte, pelo fato de que não houve nenhuma campanha que orientasse a população sobre a natureza do imunizante, o que pode colaborar para a disseminação de notícias falsas que dificultam a conclusão de planos de vacinação e causam milhares de mortes. Enfim, torna-se clara a potencial relação negativa entre o desconhecimento e a importância da imunização.
Ademais, a ineficiência governamental é outro fator que desacelera o desenvolvimento da saúde pública, pois a falta de investimentos nessa área colabora para o aumento de mortes. De acordo com a epidemiologista Ethel Maciel, durante a pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV2, o atraso na compra antecipada de vacinas contribuiu para que apenas uma pequena parte da população fosse imunizada, mas tal demora ocasionou mais de 450 mil óbitos no Brasil. Dessa maneira, é possível compreender a importância da vacina, visto que é a única solução para erradicar o vírus, como o causador da doença COVID-19, porém a sua desvalorização tem como consequência o colapso nos sistemas de saúde devido a alta taxa de propagação de doenças. Assim, evidencia-se que são necessárias ações mais competentes para atenuar as urgências vivenciadas pelas unidades de saúde.
Em suma, a importância da vacinação deve ser reconhecida para que vidas sejam salvas. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde (MS) orientar acerca dos benefícios e possíveis sintomas recorrentes do imunizante, por meio de campanhas publicitárias informativas – que serão veiculadas na internet e na TV – a fim de extinguir a desinformação. Somado a isso, o MS deve criar projetos – voltados para o mapeamento e inclusão de regiões remotas e aumento das Unidades Móveis de Imunização –, mediante leis, com o objetivo de garantir o dever social do Estado. Logo, com essas medidas será possível que a população valorize a ciência, o que auxiliará na eliminação de doenças, como foi o caso da varíola.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.