Embora o Brasil seja um país de diversidade, o país também é muito preconceituoso até mesmo com os seus, por isso é praticado o bullying apesar de ser extremamente errado. Uma das maiores consequências do bullying são os transtornos mentais como por exemplo a depressão, ansiedade e a fobia social. A fobia social que foi gerada na vítima de bullying na escola, pode afetar muito a vida da pessoa mesmo depois do ocorrido. Entrevistas de emprego, apresentações de trabalhos ou até mesmo algo simples como pedir um café em um restaurante pode ser uma missão impossível para os afetados.
Conforme citado anteriormente, um dos maiores motivos para massacres em escolas de alunos e ex-alunos é o bullying. O massacre na escola de Suzano, em São Paulo, é um dos muitos exemplos onde alunos são "motivados" em consequência dos danos sofridos pelo bullying a se vingarem de seus "colegas". É perceptível que isso não é apenas uma brincadeira e nem deveria ser, já que mexe com o psicológico das vítimas causando-lhe assim uma sensação de insuficiência tão grande que pode se transformar em sentimento de vingança.
A fim de tentar ao menos amenizar os casos de bullying, o Ministério da Educação, escolas e os pais poderiam mostrar às suas crianças através de diálogos e apresentações sobre a prática disso e para elas terem mais confiança no seu responsável para conversar com eles caso sofram tal agressão psicológica. Até aceitarem que outros são diferentes será um longo processo, mas tentar adiantar esse processo desde cedo será um grande avanço.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.