A frase do poeta francês Victor Hugo traz a relação da população verde-amarela com a floresta "É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve" a tecla é sempre a mesma mas a sociedade não aprende. Isso é perceptível claramente no ano de 2020, segundo G1 as queimadas ultrapassaram o número do ano passado. Foram 89.604 focos de calor detectados pelos satélites monitorados pelo instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até o dia 20 de Outubro de 2020. Sabendo que, o mês de Setembro e Outubro são os mais quentes era para ter contratado os brigadistas com antecedência, não ter ficado esperando como ocorreu.
Apesar disso, também existe os incêndios propositais, como a novela "Amor de Mãe" da emissora Rede Globo retratou, com o personagem Álvaro, dono de uma empresa de fabrica de plástico (PWA), que está em expansão e burla normas ambientais, enfrentando o ambientalista Davi Moretti, que promove campanhas para a consientização social para a proteção do Meio Ambiente.
Portanto, faz-se necessário, que institutos de pesquisa, como o Inazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), desenvolvam campanhas que incentivem a extração sustentável da madeira e os meios legais pelo qual o homem pode garantir o desenvolvimento e a preservação florestal. O Ministério do Meio Ambiente deve criar outras organizações, com punições severas e que visem a proteção e o cuidado com a fauna e a flora brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.