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Por lorrany
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado as doenças mentais da sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os problemas mentais. Nesse sentido, a ausência de tratamentos psicológicos profissionais em escolas públicas de ensino, faz com que a taxa de pessoas com doenças mentais cresça diariamente. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde, o que infelizmente é evidente em nossos país.
Ademais, é fundamental apontar que as redes sociais intensifica ainda mais os danos à saúde mental, pois, muitos jovens passam por uma provação de "vida perfeita", em que tudo deve ser mostrado em seu melhor ângulo, porém muitas das vezes essa não é a realidade. Segundo a OMS, o Brasil é o país com mais pessoas depressivas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio das escolas, devem estabelecer programas de apoio psicológico aos alunos das instituições de ensino, promovendo palestras, campanhas e oficinas socioculturais, a fim de amenizar os problemas mentais e sociais. Assim se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o Estado desenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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