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Por TaisSantosM
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Ensino remoto no Brasil e a questão da evasão escolar

A educação domiciliar ou sistema remoto de ensino é um "divisor de águas" no Brasil, embora já seja adotada em outros países do mundo como: Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América, onde as temperaturas são extremamente baixas no inverno e as frequentes tempestades de neve cobrem as estradas, enquanto que, em território brasileiro, o resfriamento não é tão significativo, podendo-se observar essa queda apenas nos Estados da Região Sul.
Entretanto, devido ao cenário atual, foi necessário recorrer a essa modalidade de escolarização que, de acordo com telejornais e veículos tecnológicos teve baixa adesão: aproximadamente 17% dos estudantes obtiveram acesso eficiente às plataformas digitais, enquanto os outros 83% precisaram entregar as atividades escolares em apostilas impressas que nem sempre chegam num prazo razoável, fazendo com que a evasão escolar aumentasse bastante ao longo do ano passado.
Esse é o fator negativo da situação, pois o conhecimento é a maior arma a ser usada contra a ignorância e o senso comum e somente pode ser adquirido com excelentes livros e professores, os quais desempenharão o papel de mediadores entre saberes a priori (antes da experiência) e a posteriori (depois da experiência) dos estudantes, auxiliando-os no processo de aprendizagem individual.
Sendo assim, seria interessante fornecer um ambiente escolar mais agradável e seguro para os alunos, assim que todas as pessoas da população mundial forem vacinadas, inclusive os mais jovens e as crianças, manter ativos programas inclusivos como o "Jovem Aprendiz" e estruturar melhor projetos de inclusão digital em periferias e áreas rural e ribeirinhas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Fortes
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#65197
Correção de redação - ENEM
@TaisSantosM - EDUCAÇÃO DOMICILIAR: SOLUÇÃO PARA O ENSINO BRASILEIRO OU FRACASSO DO SISTEMA?

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

A educação domiciliar - ou sistema remoto de ensino - é um "divisor de águas" no Brasil, embora já seja adotada em outros países do mundo, como: Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América, onde as temperaturas são extremamente baixas no inverno e as frequentes tempestades de neve cobrem as estradas, enquanto que, em território brasileiro, o resfriamento não é tão significativo, podendo-se observar essa queda apenas nos Eestados da Região Sul. (Qual o sentido desse detalhamento? Qual a sua relação com a educação domiciliar?)
➜ Introdução sem tese, contextualização e argumentos antecipados. Revise a estrutura de uma introdução na dissertação-argumentativa e volte a produzir.

Entretanto, devido ao cenário atual, foi necessário recorrer a essa modalidade de escolarização que, de acordo com telejornais e veículos tecnológicos (Quais telejornais? Quais veículos?) teve baixa adesão: aproximadamente 17% dos estudantes obtiveram acesso eficiente àscom as plataformas digitais, enquanto os outros 83% precisaram (Isso aconteceu ou acontece? Qual a data desses dados?) entregar as atividades escolares em apostilas impressas, que nem sempre chegam num prazo razoável, fazendo com que a evasão escolar aumentasse bastante ao longo do ano passado (Argumento fraco. Por quê há essa baixa adesão? É apenas por conta do atraso de impressões?).
➜ Desenvolvimento fraco. Há apenas um período durante todo o parágrafo - o que não deve acontecer. Além disso, o repertório utilizado não é legitimado e os argumentos de contextualização estão bem rasos e genéricos. Revise o modelo de desenvolvimento do ENEM e volte a produzir!

[Melhorar conectivo > Esse é o fator negativo da situação, pois o conhecimento é a maior arma a ser usada contra a ignorância e o senso comum e (retirar) somente pode ser adquirido com excelentes livros e professores, os quais desempenharão o papel de mediadores entre saberes a priori (antes da experiência) e a posteriori (depois da experiência) dos estudantes, os auxiliando-os no processo de aprendizagem individual. (Ok, mas qual a relação disso tudo com o ensino domiciliar? Lembre-se: você não pode abordar um ângulo distante da temática... cuidado)
➜ Revise a estrutura argumentativa de um desenvolvimento, com enfoque na organização de ideias. :!:

Sendo assim, seria interessante (melhorar essa expressão)fornecer (AÇÃO) (Quem deve fornecer?) um ambiente escolar mais agradável e seguro para os alunos e, assim que todas as pessoas da população mundial forem vacinadas, inclusive os mais jovens e as crianças, manter ativos programas inclusivos como o "Jovem Aprendiz" e estruturar melhor projetos de inclusão digital em periferias e áreas ruralrurais e ribeirinhas.
➜ A sua proposta contém apenas ações, o que torna a sua intervenção extremamente incompleta. Lembre-se: é preciso destacar, além da ação, um agente, modo (ou meio), finalidade e, ainda, um detalhamento cabível a algum desses elementos.

Nota⚠️
C1 (120)
C2 (80)
C3 (80)
C4 (80)

C5 (40)

Material de estudo recomendado :idea:
https://youtu.be/x5QtpUm8OQo
https://youtu.be/jaUyaTxtPw4
https://youtu.be/-8CARKA4Lvw

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