Diante desse cenário, as ferrovias dinamizariam o escoamento da produção, tal qual no ápice da cafeicultura no século XX, onde linhas férreas foram construídas para transportar o café do interior até os grandes centros. Nesse viés a malha ferroviária será de grande valia no deslocamento de mercadorias, haja vista que muitas delas estão abandonadas, sem nenhuma utilização, o que é um descaso para com os produtores que pagam altos fretes na contratação de caminhões transportadores.
Ademais, as hidrovias também poderiam ser mais utilizadas. Várias das Zonas Portuárias espalhadas pelo país, recebem poucos investimentos, por isso possuem estruturas precárias, que poderiam aumentar o fluxo de produtos internos e externos do país. Segundo o matemático Isaac Newton "construímos muros demais e pontes de menos", isto é, optar pelas rodovias em suma, é mais atrativo que investir em outras alternativas de escoamento.
Destarte, o escoamento de produtos no país precisa ser diversificado, caberia ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), rever logísticas e estratégias, fomentando e disponibilizando mais investimentos para as hidrovias e ferrovias, por meio de conferências com os produtores, a fim de minimizar os problemas de transportação das mercadorias e custos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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