Antes de tudo, é de senso comum que os jovens estão relacionando-se sexualmente cada vez mais cedo e de forma irresponsável, como consequência o índice de adolescentes grávidas e jovens portadores de DSTs aumentam a cada ano. Nesse cenário, a educação sexual torna-se uma solução mais viável e necessária, porém para criar jovens conscientes é preciso educa-los desde cedo.
De modo geral, a puberdade começa a se manifestar entre os 10 e 12 anos, é nessa fase que os futuros adolescentes começam a ter curiosidades sobre a sexualidade, identidade de gênero e relações sexuais. Dessa forma, nota-se a necessidade de explicar não só essas questões, mas também explicar como se concientizar sobre elas. Assim evitando um futuro sexo desprotegido, uma possível gravidez e uma possível contaminação de DSTs, pois eles foram educados desde cedo sobre suas responsabilidades.
A fim de resolver esses problemas, as escolas deveriam (com a supervisão do MEC) colocar educação sexual nas matrizes curriculares, como uma nova matéria ou dentro de outra matéria já existente, como a "biologia" a partir do ensino fundamental entre o 8° e 9° ano, pois os estudantes desses anos já estariam entrando na puberdade. Dessa forma, no ensino médio o assunto seria somente reforçado e mais detalhado, pois os estudantes já teriam uma base. Desse modo, o número de adolescentes tornando-se pais diminuirá junto com o índice de jovens com DSTs.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.