Primeiramente, tendo em análise que apenas em 1990 a Organização Mundial da Saúde retirou, mundialmente, a homossexualidade da lista de doenças mentais, é evidente que parte significante da população apresenta um pensamento retrógrado e manifesta atitudes homofóbicas, consequência de uma questão pouco debatida desde nossa formação e que começou a exibir progresso através da luta recentemente. Dessa forma, é primordial que a sociedade brasileira possua meios suficientes para construir consciência sobre o embate da problemática contestada.
Outrossim, deve se notar que, segundo a pesquisa publicada na revista americana JAMA, indivíduos homossexuais são mais propensos a desenvolverem problemas mentais, como depressão e ansiedade, além do alcoolismo e tabagismo. Portanto, é explícito que as ações preconceituosas contra a minoria em debate origina inúmeras adversidades dentro da vida social e financeira que, posteriormente, causam tais contrariedades.
Dado o exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de combater e minimizar esses obstáculos. Dessa forma, é preciso que o Estado intensifique as leis que punem atos de homofobia e conscientize a população por meio de campanhas publicitárias de denúncia, debates e palestras dentro das redes sociais e no âmbito escolar , para que os cidadãos , desde sua formação como indivíduos pertencentes a uma sociedade, apresentem o conhecimento básico sobre respeito e inclusão, podendo assim evoluir harmonicamente eliminando visões discriminatórias para com o próximo, tornando-se uma comunidade com valores mais igualitários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.