Avatar do usuário
Por Karol17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63694
No filme Alemão lançado em 2014, é retratado um mundo que traficantes começam uma busca para eliminar os policiais infiltrados. Ao longo da trama, a narrativa revela que esse problema é muito real na sociedade. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada aquela do século XXI: Policiais sendo vítimas de traficantes durante investigações, é o problema da violência sofrida pela polícia brasileira que traz alto número de mortes e altas taxas de suicídios e transtornos mentais.
  Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que o alto número de mortes de PM's esta relacionado com o crescimento de circulação de armas, a tendência é que conflitos banais sejam solucionados na bala. Segundo Papa João Paulo II "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade domínio ser humano".
Assim, fica claro que Papa João Paulo II preveu a realidade do mundo atual com esse problema.
  Consequentemente, a inadequação da formação policial para lidar com a pressão da violência cotidiana se resulta em taxas de suicídios e transtornos mentais. De acordo com o Ex-Presidente da África do Sul Nelson Mandela "Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero". Paralelamente, a realidade atual também apresenta uma semelhança ao repertório, onde atualmente o cenário de medo e desespero se encontra nos PM's.
  Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual.
Para os efeitos da violência exercida e sofrida pela polícia brasileira, urge que o Estatuto do Desmatamento faça a legalização de porte ilegal de arma de fogo, e durante o treinamento os PM's, levar em consideração a formação do policial para lidar com a pressão da violência. O Ministério da Segurança Pública implemente, por meio de fundos, um programa que zele por medidas protetivas dessas autoridades durante seus períodos de folgas e disponibilizar psicólogos para a conversa de sua saúde mental. Somente assim, será possível resolver o problema da violência sofrida pela polícia.
Dessa forma, será possível que um mundo como do filme "Alemão" seja impedido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Karol17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63695
@3m1ly tem como corrigir minha redação por favor? :D
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63697
@Karol17, Corrijo sim :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#63829
Karol17 escreveu:@eurodrigo corrige para mim também? :D
Olá, Karol. Tudo bem?

Então, estou com algumas redações para corrigir, por isso não estou recebendo pedidos nesse momento. Assim que a minha lista esvaziar, volto a coletar novas solicitações. Porém, não faz mal, a m1ly (que é ótima) cuida dessa. Beleza? Abraço! ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63878
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
No filme "Alemão"(1), lançado em 2014, é retratado um mundo que traficantes começam uma busca para eliminar os policiais infiltrados. Ao longo da trama, a narrativa revela que esse problema é muito real na sociedade(2) (Contextualização). Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada aquela do século XXI(3) (Posicionamento): Policiais sendo vítimas de traficantes durante investigações (Base argumentativa (5)), é o(4) problema da violência sofrida pela polícia brasileira que traz alto número de mortes e altas taxas de suicídios e transtornos mentais.

Comentário
(1) - Quando citar o nome de um livro/filme/série coloque-o entre aspas, pois a ausência das aspas gerou duvida, visto que a ausência dela dar a ideia de que o filme tem nacionalidade alemã, mas no decorrer da linha identifica-se que é o nome do filme.
(2) - Por que é real?
(3) - "Aquela" expressou como se algo já tivesse passado, porém em seguida você diz "[...] do século XXI [...]", observe que o séc. 21 é o presente. Logo, constitui-se um erro de concordância.
(4) - Seria melhor usar uma conjunção conclusiva.
(5) - Eu tenho duas observações:
I. Na introdução é bom escrever duas problemáticas.
II. Nos parágrafos de desenvolvimento você fala de dois problemas que não foram ditos na introdução, sendo eles: "[...] o alto número de mortes de PM's esta relacionado com o crescimento de circulação de armas [...]" e "[...] inadequação da formação policial para lidar com a pressão da violência cotidiana [...]". Olha, é muito importante que os problemas sejam apresentados na introdução, pois esse desvio dificultada a compreensão do texto, mas eu não vou descartar que você realmente disse que os policiais morrem em confrontos, entretanto você deve considerar que não foi justificado essa afirmação.
:arrow: A introdução está completa.

Desenvolvimento
1.
Em primeiro lugar (Coesão interparágrafo(6)), faz-se necessário lembrar que o alto número de mortes de [Escreva o significado da sigla>PM's esta<está] relacionado com o crescimento de circulação de armas (Tópico-frasal), (conjunção explicativa) a tendência é que conflitos banais sejam solucionados na bala<Emprego informal]. Segundo Papa João Paulo II "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade domínio ser humano" (Repertório (7)). Assim, fica claro que Papa João Paulo II preveu<previu] a realidade do mundo atual com esse problema. (8)
Argumento complementar (causa)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(6) - Pois bem, não tá errado, porém, ultimamente, está tendo uma epidemia desse conectivo, então recomendo você variar um pouco.
(7) - É mais produtivo você escrever a sua interpretação do que transcrever a fala de outra pessoa.
(8) - Na última oração do parágrafo fez com que você perdesse qualidade, porque "previu" é um termo ilógico, prefira trabalhar com fatos não com previsões. Então, acredito que seria adequado fazer um paralelo com o presente através de um conectivo de semelhança.
:arrow: O desenvolvimento 01 está incompleto, porque você não disse o porquê há um aumento na circulação de arma, nem como isso está acontecendo e muito menos os efeitos desse problema na sociedade.

2.
Consequentemente (Coesão interparágrafo), a inadequação da formação policial para lidar com a pressão da violência cotidiana (Tópico-frasal), se resulta<resulta-se] em taxas de suicídios e transtornos mentais (Argumento complementar). De acordo com o Ex-Presidente da África do Sul Nelson Mandela "Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero" (7) (Repertório). Paralelamente, a realidade atual também apresenta uma semelhança ao repertório<Oxe? (9)], onde atualmente o cenário de medo e desespero se encontra nos PM's.
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(9) - Qual semelhança?
:arrow: O desenvolvimento 02 está incompleto, entretanto ele possui mais informação do que o seu antecessor. Apenas enfatizando, você disse a que pressão sobre os policiais provocam transtornos mentais podendo levar até o suicídio, porém você não explica como isso acontece.

Conclusão
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual <Eu já vi isso em algum lugar, mas não lembro. Então varie esse início]. Para os efeitos da violência exercida e sofrida pela polícia brasileira, urge que o Estatuto do Desmatamento (Agente) faça a legalização de porte ilegal de arma de fogo (10)(Ação), e<além disso] durante o treinamento dos [Escreva o significado da sigla>PM's, deve-se levar em consideração a formação do policial para lidar com a pressão da violência (Detalhamento). O Ministério da Segurança Pública (Agente) implemente, por meio de fundos<Qual?], um programa (Ação) que zele por medidas protetivas dessas autoridades durante seus períodos de folgas e disponibilizar psicólogos para a conversa de sua saúde mental (Detalhamento). Somente assim, será possível resolver o problema da violência sofrida pela polícia. Dessa forma, será possível que um mundo como do filme "Alemão" seja impedido. (Retorno ao repertório)
Meio/modo x2
Finalidade x2

Comentário
(10) - É para proibir ou permitir o porte de arma de fogo? Está ambíguo.
:arrow: Você apresentou duas propostas de intervenções, porém ambas estão incompletas, pois não apresentam o como as ações irão ser aplicadas e nem os efeitos que elas irão trazer.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
279 Exibições
por luiviana
0 Respostas 
73 Exibições
por Tifane
0 Respostas 
69 Exibições
por aiqsono
0 Respostas 
102 Exibições
por rian007
0 Respostas 
167 Exibições
por Gilmarva
0 Respostas 
149 Exibições
por Tayverson
2 Respostas 
243 Exibições
por Vitao96
Polícia Militar
por juhods    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por juhods
O Papel da Polícia no Brasil do século XXI
por Kadoardo    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por Kadoardo
0 Respostas 
90 Exibições
por Edusi1va

De acordo com a UFSM (Universidade Federal de Sant[…]

Ao decorrer dos tempos, a tecnologia é algo[…]

Olá, andreia567 ! Li o seu texto e vou apo[…]

Olá, postei uma redação e n&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM