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Por anabia
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#64741
Na obra a República, do filósofo e matemático Platão, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Todavia a realidade atual é bem divergente da retratada na obra, tendo em vista os empecilhos para combater a cultura do assédio no Brasil. Tal fato é retratado não só pela a negligência da população, como também por reflexos históricos.
Deve-se pontuar, de início que a negligência da população está entre as causas da problemática, visto que na maioria dos atos de assédio são negligênciados. Por conseguinte, tal conjuntura, é atrelada ao fato que mais de 50% da população revelou sofrer negligência física e emocional por parte de seus cuidadores. Destarte, é notável a negligência da população diante o cenário atual do país.
Ademais, os reflexos históricos é outro fator a ser abordado quanto ao problema supracitado, uma vez que a cultura se da a partir das gerações passadas. Dessa forma, pode-se citar o período colonial e de escravidão do país, já que as mulheres indígenas e negras eram assediadas pelos homens do passado, e que continua de maneira mas avançada nos dias atuais. Logo, é nítido a formação de um contexto caótico cuja há necessidade de intervenção.
Sendo assim, para encontrar caminhos de combate a cultura do assédio no Brasil, a negligência da população atrelada á reflexos históricos, se faz necessário medidas de controle. Por conseguinte, cabe as famílias, a sociedade como o indivíduo, procurar debater tal cultura, através de discussões educativas, para sanar a mesma em seu cotidiano e do próximo. Somente assim, a nossa sociedade poderá ser como a descrita na obra supracitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por geoca
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#70531
Oioi, tudo bem? Ainda sou estudante, mas irei dar aqui minha opinião sobre sua redação.

Primeiramente, parabéns pela redação! Agora vamos lá!

Seu texto apresenta os fechamentos necessários no fim do parágrafo! Além do mais, sua introdução apresenta oque se era esperado.

Apesar disso, tome cuidado com os usos de vírgulas, principalmente depois de conectivos e procure por alguns sinônimos. Já que, a repetição de palavras pode tornar seu texto escasso de recursos.

E cuidado com o uso das palavras, aliás elas possuem seus significados. No parágrafo em que usou " cuidadores", talvez pudesse usar responsáveis e/ou parentes.

Preste atenção também, que para o corretor saber que sua informação é realmente verídica é preciso que indique as fontes em que se foram tirados os dados usados na sua redação.

Veja também a diferença entre o uso do "mais" e "mas".

Na sua conclusão, senti a falta de 2 elementos. O meio e o detalhamento.

Você mostrou que de fato entendeu a proposta do tema! Parabénnns :))

Espero ter ajudado! E desculpe se cometi algum erro ou algo do tipo. Beijãoo
0
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Por ellendias
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#70811
Oi, anabia! Tudo bem?

Sou apenas uma estudante, assim como acredito que você seja, mas irei dar minha opinião sobre seu texto. Espero que possa te ajudar.
Irei fazer essa pequena correção por parágrafos para haver uma melhor compreensão dos pontos que quero expor :)

Introdução

"Na obra a República, do filósofo e matemático Platão, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Todavia a realidade atual é bem divergente da retratada na obra, tendo em vista os empecilhos para combater a cultura do assédio no Brasil. Tal fato é retratado não só pela a negligência da população, como também por reflexos históricos."

Ortografia, gramática, pontuação e afins
- É necessário por aspas no nome da obra de Platão (ficará assim: Na obra "A República")
- No trecho "é retratado uma sociedade perfeita", o verbo retratar deve acompanhar o gênero da palavra sociedade. Portanto, a forma correta seria "retratada".
- Existe uma vírgula após o uso da conjunção "Todavia".
- Cuidado com a repetição do verbo retratada (lembre-se o que a repetição vocabular em si não é um erro, mas repetir palavras em linhas próximas é problemático e pode configurar perda de ponto)

Parágrafo em sua totalidade
- A ideia inicial (fazer um paralelo entre a utopia de "A República" e a realidade brasileira) foi ótima, mas acho que faltou trabalhar um pouco mais nela, compreende? A sensação que eu tenho enquanto leio é que você pegou esse repertório pronto e tentou encaixar no tema, porém, acabou faltando um pouco de naturalidade nisso. Uma sugestão seria contextualizar um pouco mais o paralelo, de modo a apresentar que, dentre vários problemas, existe a cultura do assédio, e daqui, explicar.
- Argumentos interessantes!


Desenvolvimento I

"Deve-se pontuar, de início que a negligência da população está entre as causas da problemática, visto que na maioria dos atos de assédio são negligênciados. Por conseguinte, tal conjuntura, é atrelada ao fato que mais de 50% da população revelou sofrer negligência física e emocional por parte de seus cuidadores. Destarte, é notável a negligência da população diante o cenário atual do país."

Ortografia, gramática, pontuação e afins
- Existe uma vírgula após a expressão "de início".
- Em "visto que na maioria dos atos", esse "na" deve ser substituído por um "a".
- A palavra "negligenciados" foi escrita com circunflexo.
- Não existe vírgula após o trecho "tal conjuntura".
- Tome cuidado com repetições próximas da palavra "negligência"
- No último período do parágrafo, o advérbio diante exige preposição de, que, nesse caso, será alterada para "do".

Parágrafo em sua totalidade
- O parágrafo não possui argumentação. Vou explicar o motivo. Primeiro, é interessante compreender que Argumentar é afirmar e, logo depois, justificar a afirmação.
No primeiro período temos uma afirmação ("Deve-se pontuar, de início que a negligência da população está entre as causas da problemática"), e logo após, o início de uma eventual explicação da frase, que, infelizmente, não consegue se sustentar. IMPORTANTE: não confunda argumentação com repertório (repertório é uma forma de tornar a sua argumentação mais forte, e não uma forma de argumentação, compreende?)
- Uma sugestão para reverter esse problema seria conhecer as estruturas de argumentação existentes, coisa que você vai achar bem tranquilo na cartilha das redações nota 1000 do Lucas Felpi! Geralmente, costumam ter dois modelos de parágrafo: aquele que justifica seu argumento e depois, traz um repertório (menos comum) e aquele que faz sua argumentação após trazer o repertório.
- Repertório sem fonte
- Gostei muito da frase de conclusão do parágrafo.


Desenvolvimento II

"Ademais, os reflexos históricos é outro fator a ser abordado quanto ao problema supracitado, uma vez que a cultura se da a partir das gerações passadas. Dessa forma, pode-se citar o período colonial e de escravidão do país, já que as mulheres indígenas e negras eram assediadas pelos homens do passado, e que continua de maneira mas avançada nos dias atuais. Logo, é nítido a formação de um contexto caótico cuja há necessidade de intervenção."

Ortografia, gramática, pontuação e afins
- É necessário colocar o "é" em concordância com "os reflexos históricos" (ficará "os reflexos históricos são outro fator")
- Coloque o acento agudo no verbo "dar" no trecho "uma vez que a cultura se da".
- Períodos históricos devem ser escritos com letra maiúscula.
- Acredito que tenha sido erro de digitação, mas em "e que continua de maneira" deveria ser "o que continua de maneira".
- Corrija o "mas", para "mais".
- Não tenho certeza desse pedaço, mas acredito que o uso de "cuja" na última linha não foi o mais correto, se alguém puder, me corrija hahaha

Parágrafo em sua totalidade
- mesma comentário do desenvolvimento I.


Conclusão

"Sendo assim, para encontrar caminhos de combate a cultura do assédio no Brasil, a negligência da população atrelada á reflexos históricos, se faz necessário medidas de controle. Por conseguinte, cabe as famílias, a sociedade como o indivíduo, procurar debater tal cultura, através de discussões educativas, para sanar a mesma em seu cotidiano e do próximo. Somente assim, a nossa sociedade poderá ser como a descrita na obra supracitada."

Ortografia, gramática, pontuação e afins
- o "a" em "caminhos de combate a cultura do assédio" é crase (à), assim como em "atrelada á reflexos históricos".
- O verbo procurar deve estar no plural.
- Evite o uso de "através", alguns corretores não o consideram como sinônimo de "por meio".

Parágrafo em sua totalidade
- O parágrafo está bem bonito, o único problema nele foi a falta de detalhamento. Todos os outros elementos conclusivos estão presentes :))))
- Adorei que você retomou o repertório da introdução!
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