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Por Jonatahpfg
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#64449
  • No livro "Alegoria da caverna”, escrito pelo filósofo Platão, tal obra exemplifica que vivemos em um mundo de ilusões, e que os seres são orientados para tais comportamentos. Nesse sentido, na concepção do pensador, as pessoas são alienadas, tendo opiniões erradas, quando decidem sair da comodidade conseguem abrir suas mentes e visualizar novas ideologias. Como posto, atualmente, as pessoas vivem em meio às alienações, proporcionadas pelas fakes News, que possuem o poder de promover e distorcer informações. Ademais, o poder de persuasão dessas falsas notícias é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das mídias para obter informações. Diante dessas perspectivas, cabe avaliar os fatores que favorecem a influência das falácias na sociedade e a desinformação nas classes mais baixas.
    Diante disso, as fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente, muitas vezes, apelam para um formular lado ideológico no leitor. Nessa perspectiva, segundo o político alemão Joseph Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” tal reflexão propicia a ideia de que a ignorância está intrinsicamente ligada à eficiência e veiculação das falsas informações, visto que as pessoas colaboram disseminando os mais diversos tipos de informações. Relacionado a isso, compartilhar notícias, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode provocar riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes, tais questões demonstram a dificuldade de perpetuar uma realidade autêntica. Portanto, a disseminação de fake news é diretamente proporcional à ignorância popular.
    Além do mais, nas mídias são utilizados recursos linguísticos e estratégias argumentativas de convencimento, com apelo cognitivo e emocional, com dados deturpados, para obter controle da opinião pública, especialmente dos mais pobres. Frente a isso, para o escritor António Lobo, “Um povo que lê nunca será um povo escravo ”, porém, a realidade é oposta, visto que há falta de estímulo por parte das instituições públicas de ensino. Ante a isso, o sistema é negligente quanto ao desenvolvimento de jovens capazes de identificar a veracidade das fake News, pois a falta de incentivos acerca da utilização e verificação de informações na internet corrobora ao obscurantismo da social. Logo, a precariedade na educação da sociedade brasileira colabora para desinformação social.
    Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar disseminação de fake news, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir, por meio de projetos sociais e de aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação relacionados ao cuidado e verificação de informações nas mídias digitais, induzindo à busca por fontes autênticas. De forma que, a partir desses programas, seja possível estimular um lado crítico na sociedade, como forma de reeducar e coibir o envio e conversas acerca de conteúdos falsos. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á um país prestigiado na divulgação de informações, assim como é previsto na obra “Alegoria da caverna
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jonatahpfg
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#64450
4° linha do 4° parágrafo, o certo seria*obscurantismo social.
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Por Jonatahpfg
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#64451
Jonatahpfg escreveu:4° linha do 4° parágrafo, o certo seria*obscurantismo social.
3° paragráfo :?
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Por Fortes
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#64462
Jonatahpfg escreveu:@eurodrigo pode corrigir?
Assim que possível, amigão! Estou um pouco (muito :oops:) atarefado neste final de semana, então, talvez demore um tiquinho. :?

Beleza? Abraços! ;)

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Por Fortes
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#64549
Correção de redação - ENEM
@Jonatahpfg - IMPACTOS DAS FAKE NEWS NO BRASIL

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

No livro "Alegoria da caverna”, escrito pelo filósofo Platão, tal obra exemplificaé mostrado [Lembre-se que é preciso haver concordância] que vivemos (não utilize a primeira pessoa do discurso!) em um mundo de ilusões, e que os seres são orientados para tais comportamentos. Nesse sentido, na concepção do pensador, as pessoas são alienadas, tendo opiniões erradas, quando decidem sair da comodidade conseguem (São..., tendo, quando decidem... construção confusa) abrir suas mentes e visualizar novas ideologias. Como posto, atualmente, as pessoas vivem em meio às alienações, proporcionadas pelas fakes Nnews, que possuem o poder de promover e distorcer informações. Ademais, o poder de persuasão dessas falsas notícias é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das mídias para obter informações. Diante dessas perspectivas, cabe avaliar os fatores que favorecem a influência das falácias na sociedade (A1 antecipado) e a desinformação nas classes mais baixas (A2 antecipado).
➜ Introdução interessante. Entretanto, você não pontuou o delimitador temático de espaço (Brasil) e há um pouco de confusão na organização das ideias. Atente-se a isso e, também, aos comentários sinalizados no espelho. :!:

Diante disso, as fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente (retomada mascarada do A1 antecipado) e, muitas vezes, apelam para um formular um lado ideológico no leitor. Nessa perspectiva, segundo o político alemão Joseph Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, assim, tal reflexão propicia a ideia de que a ignorância está intrinsicamente ligada à eficiência e veiculação das falsas informações, visto que as pessoas colaboram disseminando os mais diversos tipos de informações. Relacionado a isso, compartilhar notícias, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode provocar riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes, tais questões demonstramalém de demonstrar a dificuldade de perpetuar uma realidade autêntica. Portanto, a disseminação de fake news é diretamente proporcional à ignorância popular (Boa finalização!).
➜ Você possui uma boa base argumentativa, mas precisa revisar a estrutura sintática - e de conexão entre períodos - da sua redação. Atente-se à importância do bom uso de conectivos e operadores - desde artigos a advérbios. Além disso, evite repetições desnecessárias (a sua C4 pode ser prejudicada) e busque por sinônimos cabíveis. :!:

Além do mais, nas mídias são utilizados recursos linguísticos e estratégias argumentativas de convencimento, com apelo cognitivo e emocional, com (retirar) e dados deturpados, para obter controle da opinião pública, especialmente dos mais pobres (retomada do A2 antecipado). Frente a isso, para o escritor António Lobo, “Um povo que lê nunca será um povo escravo”, porém, a realidade é oposta, visto que há falta de estímulo por parte das instituições públicas de ensino. Ante a isso, o sistema é negligente quanto ao desenvolvimento de jovens capazes de identificar a veracidade das fake Nnews, pois a falta de incentivos acerca da utilização e verificação de informações na internet corrobora ao obscurantismo da (retirar) social. Logo, a precariedade na educação da sociedade brasileira colabora para desinformação social (Boa!).
➜ Exatamente os mesmos comentários do desenvolvimento anterior. A argumentação é interessante, mas a estrutura das ideias pode melhorar. Porém, esse desenvolvimento está melhor do que o outro (ao meu ver), afinal, possui menos desvios de estrutura. Entretanto, ainda há pontos melhoráveis de organização. Atente-se a isso! :!:

Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar a (adicionar) disseminação de fake news, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Educação (AGENTE) deve exigir (AÇÃO), por meio de (MEIO DA AÇÃO) projetos sociais e de (retirar) aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação relacionados ao cuidado e verificação de informações nas mídias digitais (DETALHAMENTO DO MEIO), induzindo à busca por fontes autênticas. De forma que, a partir desses programas, seja possível estimular um lado crítico na sociedade (FINALIDADE DA AÇÃO), como forma de reeducar e coibir o envio ede conversas acerca de conteúdos falsos. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á um país prestigiado na divulgação de informações, assim como é previsto na obra “Alegoria da caverna".
➜ Os 5 elementos estão presentes - parabéns! Porém, atente-se à repetição desnecessária - e próxima - de termos; isso reduz a fluidez da sua redação e, de certa forma, prejudica o entendimento. :!:

Nota :!:
C1 (160) Ps.: a nota é autoexplicativa. Atente-se aos desvios pontuados para evitar a redução de nível da sua C1 nos próximos textos.
C2 (200)
C3 (200)
C4 (160) Ps.: há muuuitas repetições e ausências, bem como mau uso de alguns operadores de construção. Atente-se a isso para atenuar esses desvios e maximizar a sua C4 nas próximas redações.
C5 (200)

Material recomendado :idea:

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Por Fortes
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#64613
Jonatahpfg escreveu:brigadão @eurodrigo ;) ;)
Disponha, brother! Percebi uma melhora significativa na sua argumentação - em relação à redação anterior. Esse é o caminho! Dê uma lida nos comentários desta e busque aperfeiçoar esses outros âmbitos do seu texto. Assim, tenha certeza que as suas notas serão cada vez maiores. A minha ressalva principal é em relação à estrutura, porque a respeito dos argumentos, está show!

Sucesso, irmão. ;)

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Por Jonatahpfg
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#64626
eurodrigo escreveu:
Jonatahpfg escreveu:brigadão @eurodrigo ;) ;)
Disponha, brother! Percebi uma melhora significativa na sua argumentação - em relação à redação anterior. Esse é o caminho! Dê uma lida nos comentários desta e busque aperfeiçoar esses outros âmbitos do seu texto. Assim, tenha certeza que as suas notas serão cada vez maiores. A minha ressalva principal é em relação à estrutura, porque a respeito dos argumentos, está show!

Sucesso, irmão. ;)
Agradeço pela força, você é 10!!!
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