Nesse sentido, é viável pensar em como a mídia impacta nesse problema. A esse respeito, a influenciadora Andressa Catty - muito seguida no Tik Tok - produz transmissões ao vivo para milhares de pessoas, nas quais aparece constantemente com um cigarro em mãos. Desse modo, o papel do "digital influencer" torna-se um combustível para o uso desse tipo de substância, já que a maioria desse público é composto por jovens que se espelham nos seus ídolos. Ainda assim, a própria mídia televisiva, por meio de novelas e filmes, expõe esse consumo, normalmente, com feitio positivo e comum, o que agrava, também, tal influência negativa. Logo, o entretenimento transfigura-se maleficente.
Ademais, vale ressaltar o acompanhamento familiar como um fator importante para o combate ao tabagismo. Nesse viés, em uma matéria da Agência Universitária de Notícias da USP, foi divulgada a porcentagem dos fumantes nacionais que iniciaram a prática antes da maioridade: 80%. Então, diante de dados alarmantes como esse, é importante entender que a falta de uma boa influência doméstica, bem como a despreocupação dos devidos responsáveis contribui para tais estatísticas, afinal, a convivência externa nem sempre será um bom exemplo. Assim, por conta dessa negligência dentro de casa, além do ingênuo pensamento juvenil, os jovens tornam-se o maior alvo desse vício, o sustentando durante anos. Dessa maneira, o combate em questão perde a eficiência.
Dessarte, medidas devem ser tomadas como solução da problemática. Portanto, o Ministério da Saúde, aliado aos da Educação e Comunicações, precisa promover a campanha "O Fumo: a gradativa morte debaixo do seu nariz", por meio de organizados conteúdos midiáticos oficiais (destinados, principalmente, ao público adulto de nicho familiar) que espalhem, assertivamente, os danos do tabaco à saúde populacional e, também, por intermédio da censura do seu uso nas redes sociais. À vista disso, com base no sucesso do fito de atenuar a falta de acompanhamento familiar e, sobretudo, a influência corrosiva da mídia, os brasileiros afastar-se-ão da nociva realidade vivenciada por Fiuk.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.