No Brasil, a cultura do abandono é um grave problema enfrentado pelo público da terceira idade. Nos últimos anos, os asilos se encontram cada vez mais lotados, devido à grande procura das famílias, objetivando mandar seus familiares de idade para outros locais além de sua residência. Entretanto, não há espaço para abrigar todos, e muitos idosos acabam passando por situações deprimentes e totalmente desumanas sob ameaças da própria família, como é visto na dramaturgia citada anteriormente. Diante do atual cenário, é fundamental cuidarmos dos idosos e termos um olhar empático sobre eles.
“Penso, logo existo”, é uma frase do filósofo e matemático René Descartes, em analogia aos idosos, a insistência do abandono cria a ideia do anulamento da existência deste público. Em outras palavras, a irresponsabilidade do Estado, o descaso familiar e outros motivos, empregam a percepção de que os idosos são seres inferiores e quando comparados ao restante da população, não pensam, portanto, não existem enquanto seres sociais. Além de sofrerem no âmbito familiar, o público da terceira idade, é problematizado pela sociedade. Daí surge a necessidade de criar alternativas na tentativa de coibir o descaso a este público.
O abandono de idosos é uma triste realidade brasileira, e em pleno século XXI, é uma loucura não debatermos sobre temas como este. É de responsabilidade do Estado, criar programas publicitários/legislativos, a fim de vigorar as leis que já existem no Estatuto do Idoso. Para que dessa forma, haja maneiras mais concretas e fieis de punir os culpados, e promover uma atenção maior da população e da família com os idosos. Sendo assim, evitando a realidade sofrida do casal de idosos da novela “Mulheres Apaixonadas”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada