Por laurabrod
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O filósofo lmmanuel Kant afirmava que o ser humano é aquilo que a educação faz dele, ou seja, o cidadão age de acordo com os ensinamentos que lhes foram passados. A partir disso, pode-se destacar os desafios da educação pública no Brasil, que possui condições precárias tanto educacional quanto estruturalmente, resultando em estudantes desmotivados e sem perspectiva de futuro.
Segundo um estudo realizado pelo BID, o desempenho dos estudantes com ambientes adequados de estudo é maior do que daqueles que não possuem uma infraestrutura adequada, com uma diferença média de 23 pontos, onde teriam maior apoio com laboratórios, bibliotecas e quadra de esportes. Percebe-se que esse fator é gerado pela falta de estrutura física e de materiais didáticos nas escolas, prejudicando diretamente os alunos, ocasionando na sua ausência contínua, falta de interesse, e, consequentemente, na reprovação.
Além disso, destaca-se também a falta de professores diplomados, bem como a sua formação universitária inadequada. A dificuldade de encontrar professores licenciados e competentes se dá pela desvalorização da profissão, o que acaba não atraindo vestibulandos para o ofício, tanto pela carga horária pesada desproporcional ao salário, quanto pelas universidades que não preparam os professores corretamente para exercerem seus trabalhos de forma eficaz.
Visando melhorar o ensino e trazer condições favoráveis para a educação no Brasil, é preciso que o Estado, mediante o aumento das verbas, execute as melhorias necessárias para a construção e reforma de escolas com a infraestrutura ideal para todos os alunos, garantindo o estímulo e o interesse nos estudos, formando assim cidadãos responsáveis e plenamente entusiasmados a buscar um país melhor, afinal, os jovens de hoje são o futuro de amanhã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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