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Por Nicolly
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Promulgada pela ONU(Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, quando o assunto é a educação pode-se ver que a realidade é outra. Nesse contexto, não há dúvidas de quê o analfabetismo é um desafio no Brasil. O qual ocorre, infelizmente, devido não só a falta de infraestrutura, mas também há desigualdade social.
     A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Porém, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no grande número de analfabetos deste país. De acordo com os dados do IBGE(Institutode Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de analfabetismo da população brasileira é de 6,8%. Diante disso, é inadmissível a falta de infraestrutura que se encontra em uma grande parte das escolas públicas, como a falta de livros didáticos, mesas e cadeiras para os alunos e muitas das vezes até a falta de água.
     Além disso, é indispensável apontar a desigualdade social como impulsionador do grande número de analfabetos. Segundo o Índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade de um país, o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. Nesse sentido muitos estudantes acabam deixando de estudar para poderem trabalhar e assim contribuir com a renda do lar.
     Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar esse problema. Logo, o governo por meio de investimentos no ensino básico, deve criar programas que incentivem pessoas a aprender a ler e escrever. Nesse sentido o intuito de tal ação é promover uma melhoria na educação. Somente assim esse problema poderá ser amenizado, pois, conforme Gabriel O pensador, "Na mudança do presente a gente molda o futuro".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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