Em primeiro lugar, destaca-se a diferença salarial dos homens para as mulheres. Segundo o Fórum Econômico Mundial, de 2016, o Brasil é um dos maiores países com desigualdade salarial entre gêneros, ocupando a posição 129ª entre 144 países. Assim, é evidente o julgamento da sociedade fundamentada no machismo, uma vez que impõem limitações e estereótipos na mulher, no intuito de reduzirem sua capacidade pessoal e tomarem o seus direitos. Ainda, percebe-se a falta de políticas públicas no amparo à causa, o que inviabiliza equiparar a condição financeira da mulher com a do homem.
Além disso, outro fator que atrasa o acesso a esses direitos para a mulher é a deturpada visão histórica de inferioridade feminina. Para a filósofa e mãe do feminismo, Simone de Beauvoir, em seu livro "O segundo sexo", a mulher é vista como um "não-homem" pela sociedade, se referindo a ideia de ser colocada como a antítese do homem, onde impõe um papel a ela e sugerem uma incapacidade feminina. Assim, sob esse viés, a mulher quando nasce passa a ser criada e educada para ser o oposto do homem, sendo destinada à papeis como servir, procriar, cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos, o que a priva de direitos como o acesso ao trabalho e salários justos. Portanto, essa ideia é ainda visível na sociedade, logo o desejo de equiparar e dar oportunidades de forma justa para homens e mulheres se torna distante da realidade.
Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas para alcançar a igualdade de gênero na sociedade. Assim, cabe ao Estado, através do Poder Legislativo, criar leis que equiparam o salário da mulher ao do homem e realizar a fiscalização no âmbito empresarial, a fim de dar condições mais justas no mercado de trabalho e fazer com que a sociedade discuta sobre novas formas de igualar a condição da mulher para com a do homem e assegurar direitos à elas. Assim, um novo passo será tomado ao alcance de oportunidades, direitos e respeito perante à mulher, e casos de desigualdade entre gênero e machismo como o relatado no filme poderão ser ultrapassados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.