Com efeito, a ação de culpar os asiáticos é desencadeada graças a ignorância. Visto que, algumas pessoas não procuram informações, gerando uma violência verbal e causando até mesmo problemas psicológicos nas vitimas. A exemplo, a Safernet relatou que o número de denúncias relacionadas à xenofobia cresceu no Brasil em 271% e de 67 alertas feitos em abril de 2019, o número subiu para 249 em 2020 devido a pandemia. Portanto, é notável que deve surgir iniciativas para evitar o agravamento desse problema.
Além disso, as famosas “fake news” transmitem um certo rancor pela China, como o falso boato de que os chineses criaram a doença em laboratório para transmitir pelo mundo. Por consequência, discursos de ódio são direcionados aos chineses e até mesmo aos asiáticos em geral, com o intuito de ofendê-los. Exemplificando, uma pesquisa da Avaaz revelou que a cada 10 brasileiros, 7 são influenciadas por notícias falsas, o que os leva a acreditar em informações erradas e por isso, praticam o ato de xenofobia. Com isso, ações são necessárias para combater o crescimento das “fake news”.
Em suma, com o intuito de reduzir as denúncias de xenofobia, cabe ao Ministério da Justiça elaborar e promover mais proteções para que os casos diminuam. Ademais, para evitar o aumento de informações falsas, o Ministério da Ciência e Tecnologia forneça investimentos em segurança e fiscalização, estabelecendo um maior cuidado na divulgação de notícias. Assim, as reações contra a xenofobia vão mudar o mundo, como previsto por Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada